Transporte flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESA DE TRANSPORTE FLORES

José Alves Lavouras

A HISTÓRIA

A Empresa de Transportes Flores é uma empresa de ônibus brasileira com sede no município de São João de Meriti - RJ. É uma das empresas do Grupo José Alves Lavouras (JAL), que administra outras viações como Rio d'Ouro, Beira Mar, Mageli, Planalto, Real Rio, Brazinha e Turismo Três Amigos. Também administra um subgrupo queé composto pelas empresas Ponte Coberta, Glória e Gardel Turismo, o Grupo Ponte Coberta.
A Empresa de Transportes Flores foi fundada em 1957, por Luiz de Andrade Flores e Mauro de Almeida Flores, e ficava localizada em Nilópolis. A empresa começou sua operação fazendo a linha São João – Caxias (via Matadouro), em novembro de 1959. Foi nesta época que a garagem foi transferida para São Joãode Meriti, o que ajudou a alavancar o crescimento da cidade.
No início dos anos 1970, a empresa contava com 10 ônibus, operando uma linha. Entre 1971 e 1972, foi adquirida a linha 109 (São João de Meriti – Caxias (via Vilar dos Teles) e a frota chegou a 36 veículos, operando linhas entre São João de Meriti e Duque de Caxias. A garagem ficava na então Estrada São João Caxias, atual EstradaMunicipal São João de Meriti, no Parque Araruama, onde hoje sedia a Turismo Três Amigos, empresa do Grupo JAL.
Em 1975, José Alves Lavouras, um homem obstinado e apaixonado pelo transporte, assume a empresa. A partir de então novas linhas e empresas foram sendo adquiridas e integrando o que mais tarde passou a se chamar Grupo JAL. Com a grande visão de negócios de José Alves Lavouras, as primeirasmudanças que implementou na empresa foram voltadas para o bem estar dos cerca de 250 colaboradores e para uma participação maior destes, visando o crescimento da empresa e o crescimento individual de cada colaborador.
Em 1977, o filho mais velho, José Carlos Reis Lavouras, entra para a sociedade. Em junho de 1978, foi incorporada ao Grupo JAL a Transportes Planalto. Em 1979, foi a vez daAuto Lotação Unidos. Com elas, vieram, naturalmente, as linhas que operavam. No caso da Lotação Unidos, o interesse era mais no terreno onde ficava a garagem, pois ali José Lavouras construiria a nova sede da Flores e iniciaria a escalada para transformar a Flores numa das maiores empresas de transporte urbano do Estado do Rio de Janeiro.
Já instalada na Rua Tenente Manoel de AlvarengaRibeiro, em São João de Meriti, a Flores viveu, nos anos 80, um período marcado pela evolução em questões como treinamento, capacitação e ambiente de trabalho, mas principalmente pela integração dos colaboradores. Em 1982, foi criado um jornal para os colaboradores, inaugurado o campo de futebol e implantados o departamento de Recursos Humanos e departamento Médico, bem como benefícios que facilitavam avida dos colaboradores.
Em 1983, a empresa já contava com 122 veículos, que ganharam novo visual, e 610 colaboradores. Sua sede possuía 56 mil m². Em 1984, se junta ao Grupo JAL a empresa Rio D’Ouro e, em 1986, são adquiridas as empresas Auto Viação Vera Cruz, Transquinze Transportes e Transportes Sol. Com isto, novas linhas foram incorporadas. Também em 86, os ônibus ganham outra vez novapintura, em diversos tons de verde.
Em março de 1989, entram para a sociedade Sérgio Luiz dos Reis Lavouras e Armando Roberto dos Reis Lavouras, outros dois filhos de José Alves Lavouras. O irmão caçula, Claudio Lavouras, entrou para o quadro de sócios em 1994.
Os anos 90 foram tempos de renovação para a Flores. Mesmo com a perda do líder José Alves Lavouras, em 1993, diretoria ecolaboradores conseguiram renovar suas forças para seguir em frente, dando sempre o melhor, reinventando, inovando, se antecipando às tendências, certos de que era exatamente isso que faria aquele que foi para todos da empresa o maior exemplo de administrador.

PERFIL DA EMPRESA

A Empresa de Transportes Flores pode ser considerada de médio porte no tocante a sua força de trabalho e faturamento,...
tracking img