Educar....um dom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Educar...um dom!
Mesmo estando no inicio do curso de Pedagogia, quero enfatizar o papel da instituição de ensino, para me exercitar e talvez ajudar num relacionamento direto com gestores daeducação. Deixo claro que não desejo ensinar nada a ninguém, mesmo porque, apenas desejo compartilhar minha avaliação com pessoas qualificadas na área da educação.
Uma escola que se guia por regras claras, nasquais estão definidas os papeis de cada elemento da cadeia educacional, faz sua parte antes mesmo de cobrar os alunos, transmitindo honestidade e firmeza de postura. Isso é muito necessário nostempos atuais, já que muitas são as empresas ditas educacionais que apenas se interessam pelo lucro. É claro que ele é necessário a sobrevivência da instituição. Mas se ela transmitir a impressão – e ofará se essa for realidade – de que o lucro é um objetivo a ser perseguido a qualquer custo. Não tenham duvidas minhas ilustres educadoras, que os alunos, professores e funcionários desrespeitarão o localonde passarão metade do seu dia. E esse desrespeito manifestara de todas as formas. O mesmo se aplica para a transmissão de valores e a formação moral. Se os jovens e demais funcionários perceberemfragilidade e falta de rigor por parte dos dirigentes em que estudam, tenderam a se rebelar e a tentar subvertes a ordem. A escola deverá ser tolerante com as peculiaridades dos alunos, mas não abdicarem hipótese alguma, do seu papel de autoridade. Os valores que a instituição preza devem ser claros e declarados. A justiça, a honestidade, a delicadeza no trato das pessoas, o respeito pelasdiferenças e todos os demais valores morais que podem ser descritos ao longo do texto, deverão ser defendidos com veemência e tidos como inegociáveis.
E não se trata de uma liderança imposta. Ela será quandoos responsáveis pela escola não tiverem posturas iguais as que cobram. Num contexto de contradições óbvias, só resta intimidar. A liderança pela via do medo de represálias sempre será inferior...
tracking img