Transporte ferroviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO


RESUMO

O Transporte Ferroviário se dá através da utilização de trens e das linhas ferroviárias. Entre as limitações apresentadas por tal meio de transporte, é importante citar a existência de vagões especiais que só carregam apenas cargas especiais. Foram registradas melhorias significativas no setor com investimentos em novas tecnologias, aumento deparcerias com operadores logísticos e clientes, porém ainda tem muito oque melhorar com maior aumento de investimento por parte do governo tendo em vista ao modelo de investimentos de países bem menores com alta qualidade de linhas férreas e constante investimento para manter e aumentar a capacidade de atuação deste modal de transporte.

Palavras-chave: Transporte, Ferroviário, Cargas.


1INTRODUÇÃO


Em um mercado globalizado, empresas buscam constantemente aperfeiçoar o agregar valores aos seus processos logísticos para manterem-se competitivas em relação a outras empresas. Neste sentido, a logística deixa de ser uma simples ferramenta tornando-se um diferencial importante na busca de soluções integradas em processos de distribuição e alocação de cargas. Neste contexto, otransporte representa, em toda a cadeia de suprimentos, grande importância nos custos logísticos, desta forma, as empresas devem buscar a integração entre os modais de transporte que melhor correspondam as necessidades das empresas e de seus clientes, agregando vantagens tanto nos serviços quanto em relação aos custos. Dentre todos os modais de transporte, a ferrovia tem se mostrado uma alternativaem potencial para melhorar o sistema de transporte de carga no Brasil, aumentando a competitividade das empresas do setor e melhorando a matriz de transporte brasileira em todo o mundo. Entretanto, para que o transporte ferroviário se torne mais competitivo, é necessário investimentos, tanto do setor público quanto do privado, pois somente assim o Brasil poderá atender melhor seus clientesinternos e externos. Ainda sobre a expansão nos investimentos, Puga et al. (2009) afirma que de 2003 a 2008 a elevação significativa das aplicações caracterizou-se como maior ciclo de inversões ocorridas no país nos últimos 30 anos. Embora este ciclo tenha sido ameaçado pela crise econômica mundial do fim de 2008, um estudo de Borça Jr. e Quaresma (2010) defende que a ação do governo e o padrão deinvestimentos em infraestrutura garantiram a solidez no volume de aplicações.




2 TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS

Apesar de a dimensão geográfica brasileira ser favorável ao transporte por ferrovias, apenas 20,7% da produção nacional é escoada pelo modal ferroviário. A baixa participação das ferrovias no transporte de cargas brasileiro pode ser considerada uma distorção da matriz,considerando as dimensões do país e a característica dos bens produzidos. O modal ferroviário tem como características o transporte de grandes tonelagens, longas distâncias, origem e destino fixo (baixa flexibilidade do modal) e baixa emissão de poluentes. O órgão de controle deste modal é o mesmo do transporte rodoviário.


Cabe à ANTT administrar os contratos de concessãoe arrendamento de ferrovias celebrado até a vigência desta Lei, (...) Fiscalizar a prestação dos serviços e a manutenção dos bens arrendados, cumprindo e fazendo cumprir as cláusulas e condições avençadas nas outorgas e aplicando penalidades pelo seu descumprimento (BRASIL, 2001).




Posto isso, infere-se que os bens transportados por ferrovias possuem menor valor agregado, nãorequerem urgência no transporte e apresentam ganhos de escala em sua movimentação.


As ferrovias nacionais surgiram em um sistema de monopólio natural, porém, em 1957, em decorrência da crise cafeeira, as estradas de ferro foram estatizadas. Diante da falta de recursos necessários para manutenção e expansão do transporte ferroviário, o governo federal, na década de 90, instituiu o Programa...
tracking img