Transporte atraves de membranas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS

GABRIELA BERNARDES REZENDE FERREIRA
KARINA INEZ DE MELO
MAICON RAFAEL ROSA CARVALHO
RAUL MARTINS SILVA
TABATA ÓTERO DA SILVA PEREIRATRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA









Alfenas – MG
2012

SUMÁRIO

1 REFERENCIAL TEÓRICO 1
2 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 41 REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 Definindo Membrana Plasmática
Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana plasmática, também chamadade membrana citoplasmática ou plasmalema.
Além de conter o citoplasma, essa membrana regula a entrada e saída de substâncias, permitindo que a célula mantenha uma composição química definida,diferente do meio extracelular.
1.2 A Estrutura da Membrana Plasmática
A espessura da membrana plasmática é da ordem de 75Å e, por isso, só pode ser observada com o auxílio da microscopia eletrônica, ondeaparecem como duas linhas escuras separadas por uma linha central clara. Tal estrutura trilaminar também é comum às outras membranas encontradas na célula, sendo assim denominada unidade de membrana.A membrana plasmática é tipicamente lipoprotéica, mas, além de lipídios e proteínas, também apresenta hidratos de carbono. Os lipídios mais comuns na membrana são os fosfolipídios, esfingolipídios eesteróides; a variedade de proteínas é muito grande.
O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com o modelo, amembrana apresenta um mosaico de moléculas protéicas, que se movimentam em uma dupla camada fluida de lípides.

A estrutura da membrana plasmática, segundo o modelo do mosaico fluido. Representaçãotridimensional mostrando a dupla camada de lipídios e as proteínas globulares. Moléculas de açúcares associam-se a proteínas e lipídios, formando, respectivamente, glicoproteínas e glicolipídios,...
tracking img