Transporte aereo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte aéreo
O transporte aéreo é um modal ágil e recomendados para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes, podendo ser realizado dentro do pais ou também envolvendo outros países. Quando for utilizado no pais é denominado domestico,nacional ou cabotagem,e o que envolve países estrangeiros é o internacional,porem pode ser continental ouintercontinental,tem sido utilizado com muita eficiência o que o estar tornando com mais naturalidade para o transporte.
O 14-bis foi um avião construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont em 1906 e testado entre os dias 19 e 23 de julho desse ano na cidade de Paris, Franca, sendo o primeiro objeto mais pesado no ar,a projetar-se do solo por impulsos próprios superando a gravidade terrestre, o atritodo ar e as leis básicas da física.
Vantagens
.Ideal para transporte de mercadorias com urgências na entrega;
.Por ter sua emissão antecipada o documento de transporte é obtido com maior rapidez;
.Os aeroportos normalmente estão localizados próximos dos centros de produção, industrial Lou agrícola;
.Fretes internos, para colocação de mercadorias nos aeroportos, são menores, e o tempo maiscurto, em face da localização dos mesmos;
.Maior competitividade do exportador, pois a entrega rápida pode ser um bom argumento de venda;
.Redução de custo de embalagem, uma vez que não precisa ser tão robusta, pois a mercadoria é menos manipulada;
.O seguro de transporte aéreo é mais baixo em relação ao marítimo;
Desvantagens
.Frete relativamente alto em relação aos demais modais;
.Capacidadede carga bem menor que os modais marítimo e ferroviário, ganhando apenas do rodoviário;
.Impossibilidade de transporte de carga a granel, como por exemplo, minérios, petróleos, grãos e químicos;
.Custo elevado da sua infraestrutura impossibilidade de absorção do alto valor das tarifas aéreas por produtos de baixo custo unitário, como por exemplo, matéria-prima, produtos semifaturados e algunsmanufaturados;
.Existência de severas restrições quanto ao transporte de artigos perigosos.
Órgãos Reguladores
Infraero: no âmbito nacional, a aviação é regulada pelo Governo Federal através de três órgãos: Ministério da Aeronáutica, Departamento de Aviação Civil-DAC e Infraero-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.
Anac: Autoridade nacional, a Agencia Nacional de Aviação Civil éo órgão responsável pelas normas e controle de aviação e pelos acordos internacionais.
Iata: No campo internacional existe basicamente a IATA-Internacional Air Transporte Association-Associacao de Transporte Aéreo Internacional, que regula o transporte aéreo, e ao quais as empresas e os agentes de carga são filiados. Fundada em 1919 na Franca como surgimento do transporte aéreo, é umaassociação que reúne empresas de todo o mundo, tanto aéreas quanto agentes de carga.
Tipos de Aeronaves
Full Pax: avião de passageiros. O deck superior é utilizado exclusivamente para transporte de passageiros, e o inferior, destinado ao transporte de bagagem. Na eventual sobra de espaço é preenchido com carga.
Full Cargo: uso exclusivo para transporte de carga,pois apresenta uma capacidade maior detransporte de mercadorias, utilizando o deck superior e inferior.
Combi: transporte misto. Utilizadas para transporte conjunto de passageiros e cargas, podendo ser tanto no andar inferior quanto superior.
Modal Aéreo – Crise e Desafio
Os atos de destruição recentemente perpetrados por terroristas nos EUA tiveram como característica principal a ação globalizada provavelmente envolvendo um sistemaamplo e interligado de terror e a complexidade no planejamento e execuções das operações.
As perspectivas são de uma abertura para uma abertura para a dinâmica do mercado: reduzir o papel da regulação econômica- prolixa e ineficaz- em favor da regulação da segurança e qualidade.
Conhecimento de embarque aéreo
O conhecimento de embarque tem a finalidade de provar que a carga foi entregue pelo...
tracking img