El greco biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
«
Técnicas e estilo artístico
- Colocou tons dramáticos e expressivos em suas obras de arte;
– Desenhou figuras de forma tortuosa e alongada;
– Juntou tradições artísticas europeias e bizantinas;
– Dramatizou suas obras, valorizando os sentimentos e emoções espirituais;
– Usou técnicas de luminosidade, onde o ponto de origem luminosa fica numa fonte não visualizada pelo observador;
–Supervalorizou as cores usadas em suas pinturas.
– Abordou temas religiosos, paisagens e retratos.

----------------------------

A Abertura do Quinto Selo (1608–1614, óleo, 225 × 193 cm.,
New York, Metropolitan Museum) O quadro foi e não corresponde ao enquadre criado por El Greco. São João, ajoelhado em gesto violento, está sumamente desproporcionado. Ao fundo mártires nus e as túnicas querecolhem formam um friso expresionista que antecipa a pintura do século XX .foi sugerida como sendo a fonte primária da inspiração de Picasso Les Demoiselles d' Avignon.

O quadro que encerra esta breve recordação do que El Greco representa para as artes, é “A Abertura do Quinto Selo” ou “A Visão de São João”. Foi o último quadro pintado por ele e é uma síntese de toda sua visão da pintura: oespaço é gerado na imaginação; a luz é incandescente, contida e irreal; as cores são puras, luminosas e sobrenaturais; as figuras alongadas, evocadas e desmaterializadas. Todas são iluminadas e despertadas pela graça divina, evocando as almas.
As pinceladas largas desse quadro são uma característica do estilo que El Greco adotou por último. Ele pintou-o para um altar lateral da Igreja de São JoãoBaptista, que fica do lado de fora dos muros de Toledo.
O tema, tirado do Livro da Revelação, mostra as almas dos mártires perseguidos clamando a Deus por justiça na terra. A figura de São João domina o quadro; atrás dele as almas nuas contorcem-se em desespero que beira o caos enquanto esperam receber as vestes brancas da salvação.
Assim como outra tela feita para a mesma igreja, “O Concerto dosAnjos”, a parte de cima foi cortada, o corte é nítido. Peritos e curadores de arte crêem que a parte de baixo, a que hoje conhecemos, mostra o amor profano, enquanto que a do alto, que desapareceu, mostrava o amor divino.
No século 19 a obra pertencia ao Primeiro Ministro Espanhol Antonio Cánovas del Castillo. Aborrecido com o estado da tela, já danificada, ele enviou-a a um restaurador. Foi estequem cortou cerca de 175 centímetros da parte de cima, deixando a figura de São João apontando o nada. Há quem sustente que a parte cortada mostrava a Abertura do Quinto Selo, dos sete contidos no livro do Apocalipse.
Historiadores de arte do século 19 deixaram citações e teses sobre El Greco sem levar em conta o ambiente estéctico, teológico e poético do tempo em que El Greco viveu e, sobretudosem procurar compreender as particularidades da Toledo mística de então. Alguns chegaram a dizer que ele era louco, míope, megalômano, bravateiro, que só se preocupava em chocar.
Foi só depois da morte de Cánovas, quando a tela foi vendida a terceiros até chegar às mãos de Ignácio Zuluaga, um pintor espanhol, que o interesse dos grandes centros europeus pela pintura de El Greco foi reavivado.Zuluaga mostrou a obra a Picasso, a Rainer Maria Rilke, o grande poeta alemão, e a outros intelectuais parisienses que logo perceberam a injustiça sofrida por El Greco, com a reputação vilipendiada de sua morte até o início do século 20. O que hoje está perfeitamente regularizado: El Greco tem seu lugar especial e destacado na História da Pintura – é um de seus gênios.
Em 7 de abril de 1614, El Grecofaleceu, em Toledo. Seu corpo foi enterrado na Igreja de São Domingos, o Velho.

(esta parte diz tanto respeito a análise material como formal, com um pouco de contextualização à mistura, mas ainda assim acho que é mais material porque se referem ao estado da obra e opiniõesde peritos e historiadores)

----------------------------------

Esta tela foi-lhe encarregada em 1608, é uma das...
tracking img