Maneirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maneirismo – Ensino Médio
maneirismo,barroco,barroco do brasil e neoclassicismo,só não tem romantismo

• Após o Alto Renascimento na Itália, seguiu-se um período em que os artistas romperam muitas das convenções clássicas. O termo “maneirismo”, adotado mais tarde, designou tanto o período como suas características estilísticas.
• A palavra deriva do termo italiano maniera, "maneira",indicando o estilo pessoal de determinado autor, e em sua origem no séc. XVI foi usada por Giorgio Vasari com conotações positivas, significando graça, leveza e sofisticação.

• O Maneirismo teve início na Itália, na época da morte de Rafael, em 1520. Italianos expatriados e artistas educados na Itália foram responsáveis pela sua disseminação na Europa durante o séc. XVI. O período chegou ao fim com osurgimento dos irmãos Carracci e de Caravaggio, por volta de 1600.

• O estilo maneirista, considerado refinado e emocional por uns e afetado e decadente por outros, foi um estilo cortesão, elegante e com brilho técnico, marcado pela tensão e dramaticidade, alcançadas pelo uso de figuras alongadas em poses exageradas, cores e luzes fortes e distorção da perspectiva.
• Pode-se dizer também quehouve uma valorização da originalidade e das interpretações individuais ao lado do dinamismo e da complexidade das formas, o que torna artificial o tratamento dos temas.

• A mudança mais drástica introduzida pelo maneirismo em relação ao Renascimento foi a transformação da noção de espaço.
• No Renascimento se buscava uma representação visual do espaço de modo homogênio, coerente e lógico,baseado na perspectiva clássica, onde os personagens eram colocados contra um cenário uniforme e contínuo, seguindo a hierarquia das proporções com recuo gradual do primeiro plano em direção ao horizonte ao fundo.
• No Maneirismo rompe-se essa unidade, adotando-se diferentes pontos de vista em uma mesma representação, estando ausente a hierarquia lógica das proporções, de modo a colocar muitas vezesa cena principal à distância e elementos secundários em primeiro plano. Desta forma descarta-se o naturalismo e o resultado é uma atmosfera de sonho e irrealidade.

• Nota-se forte aversão ao vazio, cercando a cena principal com uma profusão de elementos decorativos. Também há um senso de experimentalismo no tratamento de temas tradicionais, com a intensificação do drama, e fazendo uso demuitas referências literárias e citações visuais de outros autores, o que tornava as obras de difícil compreensão pelo espectador inculto.

Parmigianino (1503-1540)
Girolamo Francesco Mazzola, mais conhecido como Parmigianino, “o pequeno de Parma”, foi pintor e gravurista maneirista, famoso pelo domínio técnico do desenho em retratos e afrescos religiosos. Era órfão, tendo sido criado pelos tios.Mostrou talento precoce para arte, pintando afrescos ao lado de Correggio quando ainda era adolescente.
Madona de Pescoço Longo: Parmigianino passou 6 anos trabalhando neste quadro. Observa-se membros delgados e alongados, mas é o pescoço da Virgem que dá força expressiva a obra, estando associado à coluna de marfim atrás dela.
Visão de São Jerônimo: São João Batista aparece mostrando sãoJerônimo em sonhos. Sua posição extremamente escorçada e pouco natural caracteriza o estilo maneirista.

Vasari (1511-1574)
Mais conhecido por seu livro biográfico “Vidas de Artistas” do que por suas pinturas. Desenvolveu sua atividade artística em Florença e Roma, tendo sido influenciado por seu amigo e herói Michelangelo.
Sua obra, embora tenha feito sucesso na época, é considerada atualmentepouco original. No entanto, suas biografias e estudos sobre história da arte foram e ainda são importantes fontes para os estudiosos do período renascentista.
Lorenzo de Medici, “o Magnífico”: pose em diagonal acentuada pelo uso dramático da cor é característica da última fase maneirista.
Alegoria da Imaculada Conceição: força do movimento atrai a atenção para a parte inferior da pintura.

El...
tracking img