Transporte aereo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PLA

Transporte Aéreo

Gustavo Massuia da Silveira
185176

Transporte Aéreo

Sabe- se a logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o transporte e armazenagem de produtos, com o menor custo com qualidade e agregando valor. Notransporte aéreo a logística é utilizada em diversas variáveis, como na armazenagem de produtos nos aeroportos, entregas materiais vendido por comercio eletrônico e Just in Time.
A expressão “transporte aéreo” passa uma idéia geral de transporte de passageiro por conta de sua importância atual, porem a modalidade aérea no setor de carga ocupa um espaço muito importante e com forte tendência acrescimento.
A importância do transporte aéreo na logística aumentou muito com a globalização porque as empresas estão cada vez mais se ramificando em diversas partes do mundo e muitas vezes o fornecimento e distribuição de produtos não pode depender apenas do modal marítimo quando a prioridade é a confiabilidade nos prazos rápidos de entrega.
Foram desenvolvidas aviões de fuselagem larga que trouxeramperspectivas para o transporte de mercadorias, agilizando o processo de carga e descarga das aeronaves e aumentando o volume interno útil. Além disso, com a evolução tecnológica, o tempo de parada e manutenção do avião reduziu, o nível de utilização da aeronave aumentou, reduzindo custo unitários de transporte.
Pelo lado da estratégia operacional, processo ágil vem sendo implantadas visando aotimização da movimentação de cargas nos terminais. A flexibilidade na mudança de configuração da aeronave também e um fator logístico importante. Hoje e possível se converter rapidamente a configuração interna do avião de passageiro para cargueiro e vice-versa, permitindo que a empresa aérea faça a sua escolha adequada reduzindo custos.
Fatores que são decisivos na escolha do modal de transportevisando um processo logístico adequado são: são custos do serviço, tempo médio de entrega tempo de transito e perdas e danos. Dentre esses fatores, o modal aéreo não apresenta bom resultado na questão custo do serviço, por ser o mais caro. Mesmo sendo o mais caro, o transporte aéreo tem tido uma demanda crescente para solução logísticas pois e mais rápido principalmente para longas distanciasele também envolve menos custos com embalagens de proteção em comparação ao modal rodoviário e ferroviário.
Dentre as vantagens do modal Aéreo, destaca a velocidade e a confiabilidade e a eficiência. A questão do manuseio largamente mecanizado e o fácil acessam a regiões inatingíveis para outros modais.
Os aeroportos normalmente tem boa localização no que se refere aos principais centros deindustrializados e produção e se situam normalmente nas cidades ou arredores mais importante do planeta.
Há também a possibilidade de se aplicar o Just Time, diminuído estoques e reduzido custos de capital de giro, já que os embarques deste modal são constantes.
Outras boas vantagens desse transporte seriam a idealidade para transportar mercadorias em urgência na entrega e o conhecimento detransporte (AWB – Airwaybill) que é obtido com grande rapidez, por conta de sua emissão antecipada e o fato de se poder contar com o produto mais rápido, ainda se for perecível ou com validade curta.
O período de manuseio e armazenagem e a duração de viagem reduzem os riscos de demora, roubos, danos e perdas dos materiais, conseqüentemente diminuído os prêmios de seguro.
A cobertura do transporte aéreoe incomparável.Ele atinge países sem litoral e regiões inacessíveis com maior facilidade em relação aos outros meios de transporte utilizados.
Esse modal também pode gerar uma maior competitividade para o exportador, pois diminui custos com embalagens, já que as mesmas não necessitam ser tão robustas. O valor do frete de determinados produtos podem ser inferiores ao marítimo, dependendo das...
tracking img