Metodologia rup

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia RUP (Rational Unified Process) O sucesso de um projeto de desenvolvimento de software começa no devido planejamento e na escolha de uma metodologia compatível com as características do mesmo. A etapa do planejamento deve estruturar o processo de desenvolvimento em torno dos recursos disponíveis (i.e. orçamento, força de trabalho, tempo) visando à entrega de um produto de qualidade queatenda às necessidades do cliente dentro do prazo previsto. RUP é uma metodologia iterativa de desenvolvimento. RUP é adaptável, podendo ser customizada para diversos tipos e tamanhos de produtos e projetos de software. A Rational Software (atual divisão da IBM) desenvolveu e mantém o RUP. A metodologia RUP identifica cada ciclo de desenvolvimento do projeto em quatro fases, cada uma comrespectivos marcos de finalização definidos (chamados milestones). Os milestones são os indicadores de progresso do projeto, e são usados como base para decisões para continuar, abortar, ou mudar o rumo do projeto. As fases do RUP são: 1. Início (Inception): determinação do escopo do desenvolvimento, sendo levantado uma visão do produto final a partir de um caso de uso (básico) definido. 2. Elaboração(Elaboration): planejamento de atividades e recursos necessários, onde são definidas funcionalidades e a arquitetura a ser desenvolvida. 3. Construção (Construction): implementação do software, contrução do código. Em projetos grandes esta fase pode ser segmentada em várias iterações, visando à divisão em partes menores e mais facilmente gerenciadas. 4. Transição (Transition): o produto é passado aosusuários. Nesta fase ocorre treinamento dos usuários (e possíveis mantenedores) e a avaliação do produto (“beta-testing”).

A Figura acima apresenta a arquitetura de projetos que seguem a

metodologia RUP. O eixo horizontal define aspectos dinâmicos, como ciclos, fases, iterações e marcos (milestones), já a vertical define os aspectos estáticos, como atividades, disciplinas, artefatos epapéis.

Alocação de Tempo e Esforços RUP segue 4 fases seqüenciais (descritas no item 3.1) constituindo um ciclo dedesenvolvimento, produzindo uma nova versão de software. Em cada fase há um número de iterações, as quatro fases têm seu foco em diferentes atividades, podendo ocorrer em paralelo. A primeira fase, chamada de início foca o modelamento do negócio e a definição dos requisitos. A fase deelaboração foca em projetar (design), a de construção dá enfoque a implementação e aos testes e por fim a fase de transição onde a implantação e o gerenciamento de modificações são verificados.

Atividades e Papéis RUP define uma atividade como sendo o trabalho realizado por um papel, usando artefatos1 de entrada e produzindo artefatos de saída. Os papéis (total de 30) definem o comportamento eas responsabilidades do individuo, estão agrupados em nove disciplinas: 1. Gerência de Projeto (2 papéis): tem como objetivo prover meios para a entrega do produto para o cliente que atenda as suas necessidades, gerenciando os riscos do projeto. 2. Modelamento de Negócio (3 papéis): visa o entendimento da estrutura onde o software será aplicado e os problemas atuais do cliente. Esta atividade deveassegurar que o cliente, os seus usuários e os desenvolvedores tenham um entendimento comum do produto a ser entregue. 3. Requerimentos (5 papéis): traduz as necessidades do sistema em forma de casos de uso, desenhando a interface com o usuário. 4. Analise e Desenho (6 papéis): especifica a forma de implementação (arquitetura) dos requerimentos (casos de uso). 5. Implementação (3 papéis):implementa as classes e os objetos em formas de componentes, os quais são individualmente testados. 6. Teste (2 papéis): testa e verifica se o produto funciona como o esperado, documentando falhas e problemas. Provê feedback à gerência do projeto sobre a qualidade do software. 7. Deployment (4 papéis): tem como objetivo a distruibuição, instalação e teste (quando “beta”) em campo, provendo treinamento...
tracking img