Transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA
Tema: Veículos na Legislação de Trânsito
Data da aula: 03/11/2012
Carga horária: 10 minutos
Instrutor: José Siqueira

Objetivo Geral:
* Conhecer por meio do CTB (Código Brasilleiro de Trânsito) os veículos utilizados em atendimento às vítimas envolvidas em acidentes de trânsito no Brasil.

Objetivos Específicos:
* Localizar no CTB os artigos que apresentam ostipos de veílos de emergência;
* Identificar quais os procedimentos a serem adotados pelos condutores de veículo de emergência quando em sua ativavidade de urgência;
* Aplicar os deveres a serem executados pelos que trafegam na via ao perceberem a aproximação do veículo de emêrgencia em seu exercício oficial;

Conteúdos:
* Veículos de Emergências

Metodologia:
1. Apresentaçãopessoal;
2. Apresentação do tema;
3. Esboço do que são Veículos:
- quanto a tração
- quanto a especie
- quanto a categoria

Recursos :
* Uso do CTB;
* Projetor de multimidea (Data Show)
* Notebook
* Vídeo
* Material humano
* Papel Crepon

Avaliação:
Após a ministração da aula os alunos deveram apresentar um relatório.

Segundo o Código de TrânsitoBrasileiro, trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Ou seja, quando você está no carro, no ônibus, atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.
O trânsito é um assunto muito tratado hoje em dia, isso porque praticamente todas as pessoas de alguma maneira, convivem com otrânsito. Todo cidadão tem o direito de ter o trânsito em condições seguras, mas para que isso aconteça é importante que todos colaborem e conheçam as regras e sinais do trânsito.
Educar para o trânsito é primordial para a sociedade atual, que vive um quadro brutal representado por variadas formas de agressões ao homem em seu cotidiano. A escola necessita acompanhar as mudanças sociais preparando oeducando para saber transitar no espaço público, além de refletir sobre a questão da ética, ou seja, repensar sobre as diversas faces de conduta do ser relacionadas ao ato de transitar.
O tema comunicação no trânsito é desenvolvido com base na análise e na compreensão das mensagens transmitidas através da linguagem visual, sonora e gestual. Compreender, neste caso, não significa repetir oumemorizar, mas descobrir verdadeiramente o sentido das mensagens e sua importância na segurança dos transeuntes nas ruas.
Quanto à Segurança no Trânsito, de acordo com o inciso 2° do Artigo 1° do Código de Trânsito Brasileiro ( 2001 ) “O Trânsito em condições seguras é um direito de todos e dever dos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, adotar medidas e assegurar este direito”. Cabe àescola difundir as principais atitudes a serem adotadas pelos alunos enquanto pedestres e ciclistas, assim como, repassar informações aos pais e aos comunitários enquanto atores que exercem o papel de pedestres, motoristas, ciclistas, passageiros e motociclistas.
A Educação de Trânsito é concebida, muitas vezes, apenas como o ensino de regras e o treinamento de habilidades como únicas formas deatingir o objetivo de reduzir o envolvimento em acidentes.
No tocante à locomoção no trânsito, as diretrizes defendem a promoção de situações que levem o educando à observação, à exploração, à análise, ao debate e à produção do conhecimento sobre os lugares onde os alunos vivem, assim como, conhecer os instrumentos de locomoção que favorecem o acesso a esses lugares.
Desenvolver a cidadania ea responsabilidade dos alunos na infância e na adolescência é fundamental para a preparação de adultos educados, críticos, participativos e cientes de seus direitos e deveres no espaço público. Educar para o trânsito significa estimular a comunidade educativa a desenvolver hábitos e comportamentos seguros, transformando o conhecimento em ação. Para tanto, a escola não pode ser apenas uma mera...
tracking img