Transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instrumentos e Técnicas de Avaliação Psicológica
PALOGRÁFICO
Instruções Para Aplicação
MATERIAL
Folha de aplicação padronizada com os traços iniciais impressos, disponível em dois tamanhos: grande e pequeno.
Lápis preto nº 2, bem apontado e Cronômetro.
O aplicador deve dispor de outros lápis, caso quebre a ponta e necessite ser substituído, bem como de apontador.
Condições Ambientais
Olocal deve ser tranqüilo, com boa iluminação, sem ruídos e em boas condições de temperatura e acomodação, com uma cadeira e uma mesa lisa ou carteira, nivelada e sem irregularidades na superfície para cada examinando.
O teste pode ser aplicado individual ou coletivamente, desde que haja condições de acomodação para os examinandos e controle por parte do aplicador. Na aplicação coletiva deve-sedispor de uma lousa ou quadro para mostrar o modelo.
Instruções Gerais
O teste é dividido em duas partes: 1) a primeira constitui u,a espécie de treinamento e adaptação do examinando à tarefa a ser realizada, com cinco tempos de 30 segundos. 2) a segunda é o teste propriamente dito e é feita como cinco tempos de 1 minuto.
Instruções
Antes da aplicação, no caso de uma aplicação individual deve serestabelecido um “rapport” com o examinando. Se a aplicação dor coletiva deve-se dar explicações gerais sobre os motivos da aplicação. Inicialmente pede-se que os examinandos preencham os dados de identificação. Colocar o sexo e a mão dominante.
A seguir devem ser LIDAS as seguintes instruções:
“ Vocês vão riscar nesta folha traços iguais ao modelo impresso. Vocês vão procurar fazer os traçosverticais sempre do mesmo tamanho, de cima para baixo, do lado esquerdo para o lado direito da folha e mantendo a mesma distância entre eles, de acordo com o modelo. Ao chegar ao final(não destacar se é o final da linha, da margem ou da folha), reiniciem o movimento de riscar na linha de baixo, seguindo a distância entre as linhas do modelo. Vocês devem riscar o mais rápido e o mais bem feitopossível. De tempo em tempo, quando eu disser a palavra “SINAL” vocês devem fazer um pequeno traço horizontal(mostrar um exemplo no quadro) e continuar normalmente, sem interrupção até que eu peça para vocês pararem. Alguma dúvida?” ---- “Lembrem que vocês devem riscar o mais depressa e o mais bem feito possível. Podem começar.”
Começar a cronometrar o tempo e a cada 30 segundos dizer a palavra SINAL.Depois dos 5 tempos dizer: “Podem parar. Façam uma linha abaixo da última linha feita da margem esquerda até a margem direita da folha.”
Dar intervalo de 2 a 3 minutos entre a 1ª parte e a 2ª. Antes de iniciar a 2ª parte, tirar as dúvidas, que eventualmente ocorreram na primeira parte, e verificar se a tarefa foi realizada corretamente.
Para a 2ª parte o examinador deverá dizer: “Vocês vão fazeragora a mesma coisa que fizeram na 1ª parte. Façam traços o mais rápido e o mais parecido possível com o modelo, risquem de cima para baixo, até eu mandar parar: quando eu disser SINAL faça, um traço horizontal e continuem a fazer os riscos verticais. Se vocês usarem toda a parte da frente da página, virem a folha e continuem no verso. Alguma dúvida?)dar pausa). Podem começar.”
Começar acronometrar o tempo e a cada minuto dizer a palavra SINAL. No final dos 5 minutos, dizer:PODEM PARAR.
Contagem dos Traços
Logo depois de terminada a aplicação pode-se solicitar aos examinandos para fazerem a contagem dos traços para facilitar o trabalho posterior de avaliação, dizendo:”Vocês vão fazer agora uma tarefa que exige muita atenção, vocês vão contar quantos traços vocês fizeram em cadaintervalo do teste e anotar o nº de traços feitos sobre o traço horizontal. Quando contarem cada parte comecem sempre do úmero um e não pela continuação do total da parte anterior. Vocês devem contar apenas os traços feitos na 2ª parte do teste, embaixo da linha que vocês fizeram para separar as duas partes. Não façam marcas ou riscos junto aos traços, que possam interferir na qualidade ou na...
tracking img