Farmaco diureticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fármacos Diuréticos

1. Introdução

Os fármacos diuréticos são aqueles que aumentam o fluxo urinário. Esses fármacos inibem os transportadores renais de íons e diminuem a reabsorção de sódio em diferentes partes dos néfron. Como resultado, os íons de Na e outros como Cl, entram na urina em quantidades maiores que o normal, aumentando assim, a quantidade de água, para manter o equilíbrioosmótico. Assim os diuréticos aumentam o volume de urina e alteram seu pH, assim como a sua composição.

2. Sistema Renal

A função do rim é eliminar substancias indesejáveis e controlar o volume e a composição dos líquidos corporais.

Regulação dos líquidos e eletrólitos pelos rins.

Aproximadamente 16 a 20% do plasma sanguíneo que chega aos rins são filtrados dos capilares glomerulares para ointerior das cápsulas de Browman. O filtrado normalmente livre de proteínas e células sanguíneas contém a maiorias dos componentes plasmáticos em baixa massa molecular em concentração aproximadamente igual do plasma. Isso inclui glicose, bicarbonato de sódio, aminoácidos e outros solutos orgânicos como Na, K e Cl. Os rins regulam a composição iônica e volume da urina por reabsorção ativa ousecreções de íons, e reabsorção passiva de água em cinco zonas funcionais ao longo do néfron, são esse, túbulo contorcido proximais, porção descendente da alça de Henle, porção ascendente da alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo ducto coletor.

[pic]

2.1 Túbulo contorcido proximal.

Localiza-se no córtex renal, onde são reabsorvidos água, sódio cloretos, potássio, glicose, bicarbonato eaminoácidos. Corresponde a 25% da filtração renal. Absorvem também ácidos e bases nitrogenadas para eliminar com a urina.
O cloreto entra no lúmen do túbulo em troca de uma base iônica, como o oxalato. A água segue passivamente para o sangua para manter o equilíbrio. O sódio absorvido é mandado para o interticio pela boma de sódio e potássio- adenosina tifosfatase, mecanismo responsável pormanter os níveis de sódio e potássio celular. A anidrase carbônica é a responsável pela reabsorção de bicarbonato. A água segue a reabsorção do sal.

2.2 Ramo descendente da alça de Henle.

O filtrado isotônico avança pela porção descendente da alça de Henle, Aumentado a osmolaridade , decorrente do mecanismo de contra corrente, que é responsável pela reabsorção de água. Aumento na concentração desal nesse local.

2.3 Porção ascendente da alça de Henle.

As células do epitélio tubular ascendentes são impermeáveis a água . Alça ascendente é uma região de de diluição do nefron. Cerca de 30% do cloreto de sofdio volta para o interstício, auxiliando na manutenção da osmolaridade.

2.4 Túbulo contorcido distal.

As células do túbulo contorcido distal também são impermeáveis a água,ocorre transporte ativo de cloreto de sódio.

2.5 Túbulo e ducto coletor

As células desse local são responsáveis pelo transporte de sódio, potássio e água.
Nesse local a reabsorção de sódio é regulada por hormônios (aldosterona).

3 Diuréticos que agem no túbulo distal – Tiazídicos

A clorotiazida foi o primeiro diurético moderno ativo por via oral e capaz de afetar o edema grave dacirrose e da insuficiência cardíaca, com o mínimo de efeitos colaterais.
A hidroclorotiazida tem capacidade muito menos de inibir a anidrase carbônica, comparada com a clorotiazida.

3.1 Mecanismo de ação

Atuam principalmente no túbulo distal, diminuindo a reabsorção de sódio, pela inibição de um cotransportador de Na/Cl na membrana luminal do túbulo contorcido distal. Como resultado esse fármacosaumentam a concentração de Na e Cl no liquido tubular. O equilíbrio acido-base normalmente não é afetado.

Esses fármacos quando a função renal esta dimuida perdem a eficácia, pois atuam na membrana luminal e precisam ser excretados no lúmen para fazerem efeito.

3.2 Ações

- Aumento da excreção de Na e Cl
- Perda de K
- Perda de Mg²+
- Diminuição de excreção urinária
- Redução...
tracking img