Transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introduçao
Desde pequenos, aprendemos com a nossa família que o trânsito é perigoso. No início prestamos atenção, depois, à medida que crescemos, vamos nos “acostumando” com os perigos, então, nos descuidamos e passamos por algumas situações de risco.
Quando saímos de casa, precisamos sempre lembrar de tudo o que aprendemos sobre o trânsito para evitar qualquer acidente. No Brasil, as criançase adolescentes sofrem mais por causa do trânsito do que devido a qualquer doença.
Quem são os responsáveis por tantos acidentes? Todos nós! Se trabalharmos em equipe podemos evitá-los e acabar com a violência do trânsito. Precisamos ser solidários e nos preocupar com a segurança de outras pessoas também.
Nas ruas existem muitas regras e cada uma delas tem como principal objetivo preservar avida. Há quem pense que as leis de trânsito foram feitas apenas para punir ou obedecer para não ser multado, mas só existem as penalidades como uma forma de conscientizar a população sobre os riscos de não respeitar as leis.
A segurança depende de cada um de nós, precisamos nos esforçar para tornar as vias e ruas mais seguras.
Vamos colaborar para um trânsito solidário.
Seja gentil no trânsito, queo trânsito retribui.
E se você ouvisse uma música, em vez de buzinar? Ou apontasse o erro, em vez de xingar? Gentileza gera gentileza e se multiplica. Experimente.O melhor jeito de se acostumar com ela é se pondo no lugar do outro. Se alguém tomar aquela vaga de estacionamento que você estava esperando, releve; caso um motorista não deixe você ultrapassar, tolere; se outro vier disposto abrigar, não dê brechas para continuar a discussão.Quando você muda, a cidade muda, e isso começa dentro de cada um.As pessoas são como espelhos quando se trata de atitude, um gesto bom que você faça, volta com a mesma bondade.Ou seja, ganha você e quem está ao seu lado no farol. Seja gentil, seu dia-a-dia agradece.


Solidariedade no Trânsito

Uma pessoa solidária, ou que pratica a solidariedade, éaquela que, por definição da língua portuguesa, tem interesses e responsabilidades mútuas. Ou seja, se você é solidário, existe mais o “nós” que o do “eu” em seu modo de agir. É o coletivo ao invés do individual. É pensar no bem geral.
É verdade que não são em todos os aspectos de nossas vidas que conseguimos cumprir isso. Ser solidário dá trabalho e deve começar com um pequeno passo, um simplesgesto.Sabemos de um aspecto de vida comum no qual a solidariedade pode muito bem estar presente sem gerar grandes mudanças: O trânsito!
A solidariedade no trânsito não é só benéfica como essencial para o bem comum. Dar passagem a um motorista que errou o caminho e quis voltar não vai te fazer mal, vai? E quando o sinal está verde e um pedestre faz menção de atravessar a rua? Deixe-o passar. Vocêverá que depois se sentirá muito melhor somente por ter sido gentil.
Muitas pessoas, no trânsito, pensam apenas em si mesmas. Mas, na rua, precisamos ser solidários e nos preocupar com a segurança de outras pessoas também. A paz no trânsito somente é possível quando trabalhamos em equipe! Como isso pode ser feito? Para aprender, basta comparar o trânsito com uma partida de futebol.

Antes decada partida, os jogadores concentram-se para entrar em campo. Ao sair à rua, os motoristas, os pedestres, os ciclistas, as crianças e os adoslecentes precisam relembrar que o trânsito é perigoso e que não podem deixar de tomar cuidado. Além disso, devem ter em mente que agir de maneira pacífica e se preocupar com a segurança e os direitos das outras pessoas é dever de todos.

O objetivo dofutebol é o gol. No trânsito, a meta é chegar onde queremos, sem faltas, infrações ou acidentes. E a calma e a consideração com as pessoas são jogadas de mestre!

No futebol, há goleiros, atacantes, laterais, treinadores, juizes e torcidas. No trânsito, há pedestres, ciclistas, motoristas, professores, guardas e as pessoas que nos esperam para comemorar a nossa chegada - o gol!

Um bom time é...
tracking img