Transfusão sanguíbea

1052 palavras 5 páginas
Transfusão Sanguínea | Clínica Médica | | Curso Técnico de Enfermagem O & P | | Isabella Souza | 17/05/2011 | |

Curso Técnico em Enfermagem O & P.
Guapimirim, 17 de Maio de 2011.
Aluna: Isabella Ferreira de Souza
Disciplina: Clínica Médica

Transfusão Sanguínea

Introdução
Neste trabalho, irei falar sobre a transfusão de sangue. O que é como é feita, quais são os cuidados e precauções, reações e qual o trabalho do técnico de enfermagem neta área

O que é transfusão Sanguínea?
Podemos chamar de transfusão de sangue a transferência de sangue ou de um hemocomponente de um doador para um receptor. Esse é um procedimento realizado com o intuito de aumentar a capacidade do sangue de transportar o oxigênio, restaurar os níveis de sangue no organismo, melhorar a imunidade ou corrigir distúrbio da coagulação sanguínea.
Transfusão de um hemocomponente é escolhida sempre que possível, porque ela supre a necessidade específica do paciente, é mais segura e evita o desperdício dos demais. Um hemocomponente pode ser:
*Eritrócitos;
*Plaquetas;
*Fatores de coagulação;
*Plasma fresco congelado;
*Leucócitos;
Como e feita à transfusão sanguínea?
A coleta, o armazenamento e o transporte do sangue são regulamentados por autoridades federais e locais, bem como algumas instituições possuem suas próprias normas adicionais.
Por isso os doadores são examinados para se constatar boas condições de saúde. São verificado pulso, pressão arterial, temperatura e, através de uma exame, a existência ou não de anemia.
Um doador pode ser desqualificado permanentemente caso se constate hepatite, cardiopatia, alguns tipos de câncer, asma grave, malária, distúrbios hemorrágicos, AIDS, entre outras doenças.
Já em constatação de gravidez, cirurgias de grande porte recente, hipertensão mal controlada, hipotensão, uso de drogas ou determinados medicamentos e anemia, o doador será temporariamente desqualificado.
Por ser um potencial instrumento de contágio, o

Relacionados