Transformadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE TRANSFORMADORES
1) Quanto ao número de fases:
* Monofásicos – Primário alimentado com uma fase e neutro;
* Bifásicos – Primário alimentado com duas fases e neutro ou fase e fase;
* Trifásicos – Primário alimentado com três fases e neutro ou três fases.

2) Quanto a Relação entre as Tensões do Primário com Secundário:
* Transformador Elevador – VP < VS / NP< NS / IP > IS
* Transformador Abaixador – VP > VS / NP > NS / IP < IS
* Transformador de Isolação (*) – VP = VS / NP = NS / IP = IS

* - Sua função é isolar eletricamente o operador do sistema elétrico.
3) Quanto ao Uso Específico
* Transformador Elevador: É usado nas subestações elevadoras de energia (subestação de geração), tem a função de elevar o nível deenergia para a transmissão. Seu núcleo é feito com chapas de aço-silício, que tem baixas perdas, em baixas frequências, por isto, é muito eficiente.

* Transformador Abaixador: É usado nas subestações abaixadoras e de distribuição de energia, com a função de abaixar o nível de energia para a distribuição. Seu núcleo é feito com chapas de aço-silício, que tem baixas perdas, em baixas frequências,por isto, é muito eficiente.

* Transformador de Distribuição: Encontrado nos postes e entradas de força em alta tensão (industriais). Seu núcleo também é com chapas de aço-silício, e pode ser monofásico ou trifásico (três pares de enrolamentos). Podendo ser de 15; 30; 45; 75 e 112,5 kVA.

* Transformadores de Potencial (TP): Encontra-se nas cabines de entrada de energia, fornecendo atensão secundária de 220V, em geral, para alimentar os dispositivos de controle da cabine - relés de mínima e máxima tensão (que desarmam o disjuntor fora destes limites), iluminação e medição. A tensão do primário é alta, 13.8 kV ou maior. O núcleo é de chapas de aço-silício. Podem ser mono ou trifásicos.

* Transformador de Corrente (TC): Usado na medição de corrente em cabines de entrada deenergia e painéis de controle de máquinas, motores e outros. A corrente é medida por um amperímetro ligado ao secundário do TC. É especificado pela relação de transformação de corrente do primário, com a do medidor sendo esta padronizada em 5A, variando apenas a escala de leitura do amperímetro e o número de espiras do TC.

* Autotransformador: Possui estrutura magnética semelhante aostransformadores normais, diferenciando-se apenas na parte elétrica. A relação entre a tensão superior e inferior não deve ser superior a três. É reversível, pode ser abaixador ou elevador.

* Transformador de Áudio: Usado em aparelhos de som à válvula e certas configurações a transistor, no acoplamento ente etapas amplificadoras e saídas ao alto-falante. Sua resposta de frequência dentro da faixade áudio, 20 a 20.000 Hz, não é perfeitamente plana, mesmo usando materiais de alta qualidade no núcleo, o que limita seu uso.

* Transformador de RF: Empregam-se em circuitos de rádio-frequência (RF, acima de 30 kHz), no acoplamento entre etapas dos circuitos de rádio e TV. Sua potência em geral é baixa, e os enrolamentos têm poucas espiras. O núcleo é de ferrite, este se caracteriza por teralta permeabilidade, que se mantém em altas frequências (o que não acontece com chapas de aço-silício). Costumam ter blindagem de alumínio, para eliminar interferências, inclusive de outras partes do circuito.

FALHAS EM TRANSFORMADORES

Ao longo dos trabalhos de perícia realizados foram identificados oito tipos de falhas mais significativos em transformadores, determinados a partir da análisede informações relativas ao histórico operacional, registro das condições circunstanciais das ocorrências, bem como de inspeções realizadas em campo e durante a desmontagem dos equipamentos. A seguir é descrito cada um deles.

Defeitos de Fabricação

Defeitos de fabricação se caracterizam pela ocorrência de erros de projeto durante a fase de concepção do equipamento em confronto com seus...
tracking img