Transformadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 27 (6727 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transformadores, Teorias, Práticas e Dicas

TRANSFORMADORES
Teoria, Prática e Dicas (para transformadores de pequena potência)

Biografia
Esta literatura foi elaborada a partir de experiências em aulas com a produção de transformadores nos anos de 1988 e 1989. Parte deste material já compunha uma apostila, do próprio autor, chamada: Apostila Prática Sobre Transformadores de Núcleo de Ferro.Outras partes são dicas dadas em aula de eletrônica. Agradeço ao Engenheiro José Newton, meu ex-professor e ex-colega de aulas, que me ensinou a persistir e tentar sempre aprender mais.

Autor: Luiz Antonio Bertini

-1-

Transformadores, Teorias, Práticas e Dicas

-2-

Transformadores, Teorias, Práticas e Dicas

Índice

Capítulo 1 Teoria sobre Transformadores........................................... 05 Considerações Gerais sobre Transformadores ................... 07 Cálculo dos Transformadores ............................................ 08 Cálculo de um Transformador ........................................... 10 Tabela de Equivalências e Escalas de Fios ........................ 15 Relações entre Medidas dos Núcleos ................................ 23 Capítulo 2 DicasPráticas..................................................................... 25 Capítulo 3 Usando Carretéis, Fazendo os Enrolamentos e Montando o Núcleo ........................................................... 35

-3-

Transformadores, Teorias, Práticas e Dicas

-4-

Transformadores, Teorias, Práticas e Dicas

Capítulo 1 Teoria sobre Transformadores
Transformadores ou trafos sãodispositivos elétricos que têm a finalidade de isolar um circuito, elevar ou diminuir uma tensão. Servem também para casar impedância entre diferentes circuitos ou como parte de filtros em circuitos de rádio freqüência. Existem transformadores de diversos tipos, cada um com uma finalidade, construção e tamanho específicos. Teoricamente, um transformador tem de transferir toda a potência doprimário para o secundário (primário e secundário são enrolamentos de entrada e saída, respectivamente). Na prática, observa-se certa perda de potência nessa transferência de potência, ocasionada por diversos motivos, como a resistência de fio, correntes pelo núcleo, chamados de correntes de Foucault etc. Um transformador é constituído pelo menos por dois enrolamentos. Na maioria dos casos, essesenrolamentos são independentes, entre si, mas sofrem a ação do campo eletromagnético, que é mais intenso quanto esses transformadores que possuem um núcleo de material ferromagnético. O enrolamento em que aplicamos a tensão que desejamos transformar chama-se primário e o enrolamento onde obtemos a tensão desejada se chama secundário. A tensão do secundário depende da relação de espiras entre o primário eo secundário e da tensão aplicada no primário. Embora esta literatura se resuma ao cálculo e dicas de trafos monofásicos e bifásicos com núcleo de ferro, apresentamos, a seguir, alguns símbolos de outros tipos de transformadores e suas respectivas aplicações:
Trafo com núcleo de ferro. Utilizado em fontes convencionais para a isolação de circuitos e para se ter a tensão desejada.

Figura 1 -5- Transformadores, Teorias, Práticas e Dicas

Trafo com núcleo de ferro com dois enrolamentos primários. Utilizado quando há a necessidade da aplicação de diferentes tensões em seu primário, como 127 ou 220VAC.

Figura 2
Trafo com núcleo de ferro com dois enrolamentos secundários. Empregado quando são necessárias duas tensões de saída. Exemplo: 15VAC e 5 VAC.

Figura 3
Trafo com centrotap (tomada central ou apenas tap), no secundário. Utilizado quando se deseja trabalhar com retificação em onda completa, porém com apenas dois diodos.

tap

Figura 4
Trafo com núcleo de ferrite. Utilizado em fontes chaveadas.

Figura 5

C

Trafos sintonizados com núcleo de ferrite. Utilizados em circuitos de RF (rádio freqüência).

Figura 6 Observação: Cabe lembrar que não foram...
tracking img