Trabalho de espanhol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Galiza ( Espanha)

Comunidade Autônoma de Galicia (Galego)
Conunidad Autónoma de Galicia (Espanhol)
Comunidade Autónoma de Galiza

Hino: Os Pinos

País: Espanha

Capital: Santiago de Compostela

Províncias: A Coruña, Lugo, Ourense, Pontevedra

Governo

Tipo: Governo descentralizado em monarquia constitucional

Corpo: Xunta de Galícia

Presidente: Alberto Núñez Feijó(PPdeG)

Área

Total: 29,574.4km² (11,418.7 sq mi)

Área de classificação: 7

Elevação mais alta: 2,127m(6,978 pés)

População (2009)

Total: 2,796,089

Classificação: 5

Densidade: 94.5/km²

Idiomas Oficiais: galego e espanhol

Padroeiro: São Tiago ( 25 de julho)

Galiza é uma comunidade autônoma e região histórica no noroeste da Espanha.
Além do seu território continental.Galiza inclui os arquipélagos do Cies, Firefox, Sálvora, bem como Ilha de Cortegada, Malveiras, Sisargas e Arousa.
Tinha cerca de 2,78 milhões de habitantes em 2008, com a maior concentração em duas áreas costeiras. A capital é Santiago de Compostela. Na província da Coruña, Vigo na província de Pontevedra, é a cidade mais populosa com 297.332 habitantes.
Tem sua própria linguagem histórica, ogalego, que está relacionado com o português desde a idade média.
Particularidades são o uso prolongado do ‘’pronome de solidariedade’’, inexistência de tempos verbais perfeitos, e a resposta verbal em vez de sim/não responde. Há semelhança com irlandês, e inglês esses fatos.

Topónimo

O nome vem de Galiza, e tem sido relacionado com a Celta, deusa Cailleach , que para os gregos antigos eramdescritos como ‘’adoradores de Cailleach’’.

Geografia

Tem uma superfície de 29.574 quilômetros quadrados. Seu ponto mais ao Norte é Estaca de Bares, seu mais austral, na fronteira.

Meio Ambiente

Galiza tem preservado sua densa mata atlântica, onde os animais são comumente encontrados. É relativamente não poluído, e sua paisagem composta por colinas verdes, falésias e rios é muitodiferente do que é comumente entendido como paisagem espanhola.
O interior de Galiza é menos povoado com pessoas perdidas devido á migração para o litoral e as principais cidades da Espanha. O terreno é constituído por várias cadeias de montanhas baixas cortadas por muitos rios de pequeno porte.
Galiza tem sofrido alguns problemas ambientais na idade média. O desmatamento é um problema em muitasáreas , como a propagação contínua de eucalipto, árvore importada para a indústria de papel.

Flora

Tem mais de 2.800 espécies de plantas, endemismos vegetais que são representados por 31 táxons. Galiza é uma das áreas mais arborizadas da Espanha, e a maioria das florestas são totalmente sem qualquer gestão formal.
Além das florestas, a Galiza também é notável pela extensa superfície ocupadapor pastagens utilizadas para alimentar um importante criação de animais, especialmente o gado.

Fauna

Tem 262 espécies inventariadas de vertebrados, incluindo 12 espécies de peixe de água doce, 15 anfíbios, 24 répteis, 152 aves e 59 mamíferos.
Os animais mais frequentemente considerados como ‘’típicos’’ em Galiza são os animais criados.
Florestas e montanha são o lar dos coelhos,lebres, javalis, e corço, que são populares entre os caçadores.

Clima

Galiza é um exemplo perfeito para descrever o clima oceânico, com temperaturas amenas e precipitações normais durante o ano todo. Santiago de Compostela, por exemplo, tem uma média de 100 dias de chuva por ano.
No verão, Galiza recebe muitos turistas de outras partes da Espanha, que afirmam que estão fugindo de temperaturasquentes.

História

Pré-História

A Eiros Cave no município de Triacastela(Província de Lugo) preserva restos animais e objetos de pedra do Paleolítico Médio, graças á sua alcalina química.
A primeira cultura da região a deixar traços arquitetônicos significativos parece ter sido centrada em torno da veneração dos mortos como intermediários entre os deuses e os vivos. A sociedade...
tracking img