Economia 2 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Crescimento econômico e distribuição da renda são temas básicos da teoria econômica e das análises econômicas do desenvolvimento do Brasil, um país com desigualdade extremamente elevada. A análise da desigualdade ganhou especial notoriedade a partir de 1972, depois da publicação dos resultados do Censo Demográfico de 1970. Hoje, parece consensual que é necessário reduzir essadesigualdade, mas toda medida prática nesse sentido gera polêmica.
O Crescimento econômico dos países constitui, sem dúvida, um tema central da ciência econômica, desde a obra fundamental de Adam Smith, intitulada Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, publicada em 1776. E a distribuição da renda tem sido também um tema básico das ciências sociais, inclusive daEconomia. Outro economista clássico, David Ricardo, escrevendo no começo do século XIX, considerou que o principal objetivo da Economia Política (hoje denominada Ciência Econômica ou, simplesmente, Economia) era explicar a distribuição do produto nacional entre proprietários de terra, donos de capital e trabalhadores, na forma de renda, lucros e salários respectivamente. Esse problema é conhecido hojecomo "distribuição funcional da renda". Enquanto nas escolas de pensamento econômico clássica e marxista há explicações distintas (embora integradas) para a determinação dos salários, dos lucros (e juros) e da renda da terra, associando cada uma dessas remunerações a diferentes classes sociais, a escola neoclássica procura unificar a explicação da remuneração dos fatores de produção com base nosconceitos de produtividade marginal e de equilíbrio de mercado.

Através do questionário proposto, iremos abordar nesse trabalho os principais tópicos relacionados à Inflação e má distribuição de renda, baseados no artigo de Carlos Lessa, “A inflação e a má distribuição de renda”, Valor Econômico 10/03/2010.

De que forma a política monetária afeta os resultados econômicos de um país (PIB) e adistribuição de renda.
Com a Politica Monetaria, o governo atua sobre a quantidade de moeda e títulos públicos, sendo os recursos disponíveis a sua emissão, compra e venda de títulos, regulamentação sobre crédito e taxas de juros, entre outros.
Se o objetivo é controlar a inflação, por exemplo, compra-se títulos públicos, diminuindo o estoque monetário da economia. Quando se anseia o crescimentoeconômico, o meio seria aumentar o estoque de moedas.
Na distribuição de renda, A Politica Monetaria, através da taxa Selic, o governo juntamente de um comitê de Política Monetária, vinculado ao Banco Central, tem a possibilidade de controlar o valor do dinheiro que circula. O custo do dinheiro, são os juros que você paga quando vai ao banco solicitar uma quantia pra investir na sua industria, comisso se o dinheiro fica mais caro, a industria não toma emprestado e deixa de crescer, deixa de gerar empregos, diminui a arrecadação de impostos e o país não cresce.
Quando o produto está caro, o tal, seleciona o numero de casas em que entra, ou seja: A geladeira que poderia estar na casa do humilde operário, deixa de faze-lo, por que a produção da fabrica baixou, e o produto portantoencareceu.
Uma das formas de distribuirão de renda, é permitir que o cidadão possa ter em suas casas, bens que só estariam em poucas casas de alto poder aquisitivo

- O que são juros? Qual a diferença entre juros simples e juros compostos? Na matemática os juros simples e os compostos são característicos de quais funções? Em que situações os juros são aplicados?

Definição de Juros

Sendo ocapital um dos fatores de produção, torna-se mais que justo que se tenha uma remuneração, esta é denominada de JUROS.
O juro é a premiação ou a retribuição do capital empregado. Sendo assim os juros representam de fato a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva, seja ela de qualquer fim. Os juros podem ser capitalizados da seguinte forma: simples ou composto, ou mesmo,...
tracking img