Transformador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades de Ciências Exatas e Tecnológica
Curso: Engenharia de Computação Período:____ Dependência 2011.2
Disciplina: Eletricidade ll – ELE ll – Maquinas Elétricas
Nome do Professor: Sidney Carlos da Cruz Data : 10/12/2011Nome do Aluno: JEFERSON LUIZ MOURA PEREIRA Matrícula: 070058077

Entre os exercícios mostrados (1, 2 ou 3) escolha um e responda.
1. Pesquise sobre Transformadores: tipos, características e princípio de funcionamento;

2. Pesquise sobre Motores e Geradores elétricos: tipos, características e princípio de funcionamento;

3. Exercícios defixação:

a) Como podem ser classificados os motores?
b) Definir motores síncronos?
c) Como são os motores assíncronos?
d) Onde são utilizados os motores de corrente contínua?

e) Onde são utilizados os motores de corrente alternada?
f) O que são motores universais?
g) Onde são empregados os motores universais?
h) Quais são os dois circuitos básicos defuncionamento dos motores?
i) Quais são as duas formas de ligação dos motores trifásicos?
j) Quantas bobinas possui o motor trifásico e o motor monofásico?
k) Como deve ser feita a especificação de um motor?
l) Um motor de 04 pólos de 60 Hz, em gaiola tem uma velocidade de 1.754 rpm com carga máxima. Qual o escorregamento porcentual com carga máxima?
m) Umescorregamento de 2,6 por cento do motor de indução e uma freqüência de 60 Hz, qual a freqüência do rotor?
n) 10.0 Calcule a potência de um motor trifásico de V=220V, I=10 A, COS (=0,90
















Transformador

[pic]

Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformandotensões, correntes e ou de modificar os valores das Impedância elétrica de um circuito elétrico. Inventado em 1831 por Michael Faraday, os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os principios do eletromagnétismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar umacorrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Um transformador é formado basicamente de:
Enrolamento - O enrolamento de um transformador é formado de varias bobinas que em geral são feitas de cobre eletrolitico e recebem uma camada deverniz sintético como isolante.
Núcleo - esse em geral é feito de um material ferro-magnético e o responsavél por transferir a corrente induzida no enrolamento primario para o enrolamento secundário.
Esses dois componentes do transformador são conhecidos como parte ativa, os demais componentes do transformador fazem parte dos acessorios complementares.
No caso dos transformadores de doisenrolamentos, é comum se denominá-los como enrolamento primário e secundário, existem transformadores de três enrolamentos sendo que o terceiro é chamado de terciário. Há também os transformadore que possuem apenas um enrolamento, ou seja, o enrolamento primário possui um conexão com o enrolamento secundário, de modo que não há isolação enre eles, esses trasnsformadores são conhecidos por Autotransformador.Os transformadores de potência são destinados a rebaixar ou elevar a tensão e consequentemente elevar ou reduzir a corrente de um circuito, de modo que não se altere a potência do circuito, esses transformadores podem ser divididos em dois grupos;
Tranformador de força - esses transformadores são utilizados para rebaixar ou elevar a tensão de modo que seja possível ter menos perdas pelo...
tracking img