Transdutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-.Transdutor e um dispositivo que transforma uma forma de energia em outra forma de energia.
Embora de ponto da electrotecnia pode se definir o Transdutor como sendo como sendo todo o equipamentoque converte qualquer grandeza física não eléctrica, como a temperatura, o som, a luz, etc., num sinal eléctrico.

Classificação dos Transdutores
Os Transdutorespodem ser classificados de diversas formas ou seja podem ser classificados com base na quantidade física, propriedade ou condição que é medida, com base na sua aplicação ou ainda com base no seuprincipio eléctrico do seu funcionamento, sendo esta a ultima a formas mais satisfatória de melhor classificar os Transdutores..

Desta forma classificam-se os Transdutores em 3 Tipos designadamente:* Transdutores passivos precisam de uma fonte de alimentação externa e o valor da sua saída é obtido com base numa variação, como por exemplo, de uma resistência.* Os transdutores activos são auto-alimentados (não precisam de uma fonte de alimentação externa), geram uma tensão, ou corrente, quando expostos a umadeterminada forma de energia não eléctrica.

1. Transdutores Passivos

Transdutores de medição de deslocamento
São sensíveis à alteração da posição ou ao deslocamento de um objecto, Ligados àsmedidas de movimento e de alterações dimensionais.

Transdutores Potenciómetro
Compostos por um enrolamento de fio condutor e um contacto móvel solidário com o objecto em movimento(cursor).
Princípio de Funcionamento
O cursor estabelece contacto com cada um dos elemento do enrolamento ou curto-circuito elementos consecutivos resistência não é contínua, o que limita aresolução destes transdutores.

Aplicações
* Sistema de Medida de Posição de Pedal em Máquinas Pesadas
* Sistema de Posicionamento de bancos de automóveis
* Sistema de direcção automática...
tracking img