Logistica reversa do plastico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística reversa de embalagens plásticas é destaque na Expopostos 2012
Rio de Janeiro - quem visitar a feira Expopostos & Conveniência deste ano terá a chance de conhecerde perto o programa que se tornou a maior referência no sistema de logística reversa de embalagens plásticas do País, o Jogue Limpo.
Com um total de 152.630.600 toneladas deplástico recicladas desde sua criação em 2005, o programa funciona em acordo com o princípio da responsabilidade compartilhada, priorizada na Política Nacional de ResíduosSólidos (Lei 12.305 / 2010).
A ideia é que a responsabilidade da logística reversa seja compartilhada pela cadeia de agentes, o que acontece no Jogue Limpo, onde os fabricantes,importadores e distribuidores de lubrificantes têm a responsabilidade legal e participação fundamental para o êxito do sistema de logística reversa das embalagens de óleoslubrificantes.

Os quatro passos do sistema de logística reversa do Jogue Limpo
1 - As embalagens são devolvidas pelos consumidores aos canais de revenda ou são entregues peloscomerciantes diretamente às centrais ou aos caminhões próprios de recebimento.
2 - Nessas centrais as embalagens plásticas recebem um tratamento inicial possibilitando seuencaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas.
3 - Na recicladora, o material é triturado e, depois de submetido a um processo de descontaminação do óleo lubrificanteresidual, passa por extrusão para ser transformado em matéria-prima de novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção.
4 - Deste modo, cria-se umciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo e que se fosse jogado na natureza teria um período de degradação na faixa de 400 anos.
tracking img