Transdutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice












Sensores de Fim de Curso

Sensores de fim de curso são sensores que servem para indicar que um motor ou a estrutura ligada ao seu eixo (um robô, por exemplo) chegaram ao fim do seu campo de movimento. São sensores simples de trabalhar, principalmente na programação, já que funcionam de modo similar a uma chave liga/desliga.

Funcionamento

Os sensores defim curso geralmente tem uma estrutura similar a da imagem abaixo. Quando a haste do sensor é empurrada, os terminais do sensor ficam em curto. Com isso pode-se ler se o sensor foi acionado com um micro controlador e depois enviar um sinal para o motor para que este pare ou inverta seu giro.


Figura

Uma variação possível dos sensores de fim de curso são aqueles que têm no final da hasteuma roldana. Esse tipo de sensor pode ser utilizado deslizando sobre uma superfície. Quando o sensor perder contato com a superfície, significa que terminou o campo de movimento do motor ou da estrutura ligada a ele.

Aplicações

Esse tipo de sensor é muito utilizado em máquinas industriais e em portões automáticos de garagem, por exemplo. Na robótica, pode-se seu utilizar esse sensor paraimpedir que um robô caia de uma mesa, para indicar que ele bateu em uma parede ou até mesmo como medida de segurança para impedir que algum motor seja forçado.

Sensores de Temperatura

A temperatura é uma medida da energia cinética medida em uma amostra de material expressa em unidades de graus em uma escala padrão. Você pode medir temperatura de muitas formas diferentes que variam em custo doequipamento e precisão. O mais modelos mais comuns de sensores são termopares, RTDs, e termistores.

Termopar


Figura

Os termopares são os sensores de temperatura mais comumente usados porque eles são relativamente baratos, além de serem sensores precisos que podem operar sobre uma larga faixa de temperatura. Um termopar é criado quando dois metais diferentes se tocam e o ponto decontato produz uma pequena tensão de circuito aberto como uma função da temperatura. Você pode usar esta tensão termoelétrica, conhecida como tensão de Seebeck, para calcular a temperatura. Para pequenas mudanças na temperatura, a tensão á aproximadamente linear.

RTD


Figura
Um RTD de platina é um dispositivo feito de bobinas ou filmes de metal (normalmente platina). Quando aquecida, aresitência do metal aumenta; quando resfriado, a resistência diminui. Passar corrente através de um RTD gera uma tensão sobre o RTD. Medindo esta tensão, você pode determinar sua resistência e, então, sua temperatura. A relação entre resistência e temperatura é relativamente linear. Tipicamente, os RTDs têm uma resistência de 100 Ω a 0 °C e podem medir temperaturas até 850 °C.

Termistor


.
FiguraUm termistor é um pedaço de semicondutor feito de óxidos metálicos que são pressionados em uma pequena gota, disco, wafer, ou outra forma sinterizada para medir altas temperaturas. Por último, eles são revestidos com epóxi ou vidro. Como com os RTDs, você pode passar uma corrente através de um termistor para ler a tensão através do termistor determinar sua temperatura. No entanto, diferentedos RTDs, os termistores têm uma resistência maior (2.000 a 10.000 Ω) e uma sensibilidade muito maior (~200 Ω/°C), permitindo-os alcançarem maiores sensibilidades sem limitação de faixa de temperatura (até 300 °C).

Sensores Fotoelétricos

Os sensores mecânicos têm por principal desvantagem o fato de terem peças móveis sujeitas a quebra e desgaste, além da inércia natural que limita suavelocidade de ação. Outro problema está no repique que pode falsear o sinal enviado quando são acionados.

Por outro lado, sensores que trabalham com a luz são muito mais rápidos, não apresentando praticamente inércia e não têm peças móveis que quebram ou desgastam. Os sensores fotoelétricos podem ser de diversos tipos, sendo empregados numa infinidade de aplicações na indústria e em outros campos....
tracking img