Tranformando suor em ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE SOBRE O PLANO VERÃO
 
 
 
O Plano Verão não constitui um programa de desenvolvimento por excelência para a economia. Sem dúvida, ela precisa de uma estrutura que leve todas as partes do sistema econômico a uma estabilidade. As medidas de força contidas no Plano Verão, ou como é comumente chamado - Pacotão, são pontos chaves que o governo quer estancar, para partir para uma cirurgiamais eficaz, na condução de uma melhor terapia econômica. Parte-se, desta forma, do processo inflacionário que o país enfrenta e que tem efeitos em diversas localidades sensíveis no organismo da economia, tal como: o desemprego que já se avoluma; o decrescimento econômico que é notório; as crises nos Estados que já ameaçam problemas mais graves; e, sobretudo, o nível de pobreza em que o país seencontra hoje em dia.
O processo inflacionário de um país tem raízes profundas e não é por Decreto, ou, Medida Provisória, ou imposição de Congresso que vai demolir o Poltergeister dos aumentos de preços generalizados que ficaram patentes nos países do terceiro mundo. A inflação inicia, desde os primeiros passos da atividade econômica nacional, quer dizer, quando o agricultor vai fazer a suaplantação, para colher o milho, o feijão, o arroz, o trigo e muitos outros produtos, advindos da terra, ele precisa de sementes, de enxada, de pagar a um trabalhador para ajudar na atividade; de adubos para melhorar a produtividade da terra; de corretivos para eliminar alguns problemas que existem na terra; e, de um lucro para a manutenção dos empregados, tudo isto e mais, constituem o preço do produto.
Apropósito, deve-se lembrar que estes insumos que participam da atividade econômica, mesmo a agrícola, têm preço estipulado pela economia doméstica e pela economia externa ou como é conhecido normalmente de economia internacional. As mudanças nos preços externos fazem variarem os preços internos dos produtos diretamente proporcionais ao valor da moeda doméstica lá fora. Pois, cada vez que haja umadesvalorização da moeda doméstica, implica em o produto interno ficar mais barato ao exterior e mais caro ao interior, tendo em vista que, neste processo de ganhos e perdas, a economia, não pode ser persistente; todavia, o consumidor doméstico é quem paga por este ajuste da economia interna. Isto constitui mais uma perda para o consumidor/trabalhador brasileiro, com o processo dasmini-desvalorizações que continha o Plano Verão.
Ao retornar para a formação do processo inflacionário a partir da agricultura, até as diversas fases do consumidor final, os acréscimos de preços são grandes, causando as maiores dificuldades na localização do problema, de como conter os excessos de aumentos de preços. Além disto, há um outro fator de suma importância no descontrole de aumentos exagerados de preçosque desajusta a economia, que é a dominação clara e evidente dos oligopólios. Os oligopólios tentam e conseguem desarrumar o sistema econômico, para tirar os proveitos que bem desejam, tais como: a exploração sobre os trabalhadores, formação da competição inter-trabalhadores e obtenção do beneplácito do governo no combate à competição e na manutenção de grupos cartelizados na busca de selocupletarem.
Uma prova cabal disto é que o governo ao decretar o Plano Verão, ajustou os salários dos trabalhadores por baixo e muito por baixo, dizendo-se conter a demanda que está, segundo a ótica governamental muito aquecida, coisa que não é verdade. Como é que a demanda está aquecida, se os trabalhadores perdem valores reais em seus salários constantemente, desde as duas décadas da ditadura? É fácilperceber que os governos militares foram governos de arrocho salarial; pois, é daí que as perdas salariais cresceram abruptamente. Quando o governo militar caiu, os problemas eram tão grandes que não se puderam resolver tais dificuldades no curto prazo, ou, até mesmo em tempo médio que o povo exigia, como ainda exige soluções rápidas para o caso; entretanto, não existe nenhuma mágica para...
tracking img