Trafico de animais silvestre no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes da fauna silvestre devido a sua imensa biodiversidade. Esses traficantes movimentam cerca de 10 a 20 bilhões de dólares em todo o mundo, colocando o comércio ilegal de animais silvestres na terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. O Brasil participa com 15% desse valor, aproximadamente 900milhões de dólares!!!

O tráfico de animais silvestres está entre as atividades ilícitas mais praticadas no A devastação das florestas e a retirada de animais silvestres já causaram a extinção de inúmeras espécies e conseqüentemente um desequilíbrio ecológico. Os animais mais exóticos, raros e até ferozes, dentre muitos outros, pagam com a vida pelo simples prazer que algumas pessoas têm empossuir um animal silvestre em casa. mundo, atrás apenas do tráfico de armas, tráfico de drogas e tráfico de seres humanos.
 O Brasil abriga mais de 10% de 1.400.000 seres vivos catalogados no planeta. Na classificação mundial em diversidade de espécies o Brasil é o primeiro em primatas, borboletas e anfíbios. A cada ano um número incalculável de filhotes é retirado das matas para serem vendidos comomercadoria. Para os traficantes, o nosso animal silvestre, alguns em perigo de extinção, não passa de uma mercadoria e a natureza, nossos campos e matas, um grande estoque em prateleira!
O tráfico da fauna silvestre brasileira divide-se em três objetivos distintos:
* Colecionadores particulares;
* Animais para fins científicos;
* Animais para comercialização internacional em "petshops".
Animais para colecionadores particulares e zoológicos: este talvez seja o mais cruel dos tipos de tráfico da vida selvagem, pois ele prioriza principalmente as espécies mais ameaçadas de extinção. Quanto mais raro for o animal, quanto mais ameaçado, ou quanto menos exemplares existir na natureza, maior é o seu valor de mercado.
* Exemplos: 
* Arara Azul de Lear
* Arara Canindé(azul/amarela)
* Papagaio Cara Roxa 
* Mico Leão Dourado 
* Jaguatirica 

Animais para fins científicos: neste grupo encontram-se as espécies que fornecem a química base para a pesquisa e produção de medicamentos. É um grupo que percebeu as facilidades no país e por isso mesmo aumenta a cada dia.
Exemplos:
Jararaca
Jararaca Ilhôa 
* Cascavel 
* Sapos Amazônicos 
*Aranha marrom 
* Outras aranhas 
* Besouros 
* Vespas 
*  
* Os animais abaixo têm substâncias extraídas para serem vendidas por grama.
* Exemplos: 
* Jararaca 
* Urutu 
* Surucucu 
* Coral 
* Aranha marrom 
* Escorpião brasileiro 
*  
* Animais para pet shop's: É a modalidade que mais incentiva o tráfico de animais silvestres no Brasil.Devido à grande procura, todas as espécies da fauna brasileira estão incluídas nessas categoria. Os preços variam de acordo com a espécie e quantidade encomendada.
* Exemplos: 
* Jibóia
* Tartaruga 
* Arara Vermelha 
* Tucano 
* Melro 
* Saíra 
* Saguí 

Todos esses animais deixam o país através dos portos e aeroportos das principais cidades brasileiras ou então,através das fronteiras dos países limítrofes ao Brasil, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guianas e principalmente o Suriname, onde jatinhos particulares, aguardam a chegada de dezenas de caminhões brasileiros que levam nossos animais, aos milhares, para terras internacionais.

Conforme a ONG (Organização Não Governamental) Rede Nacional de Combate ao Tráfico de AnimaisSilvestres, no Brasil anualmente cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats naturais, sendo aproximadamente 12 milhões de espécimes diferentes.

De acordo com agentes fiscalizadores, os animais no Brasil são retirados principalmente das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo o Estado da Bahia o principal centro de captura e distribuição de animais silvestres. Os principais...
tracking img