Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ética (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké) é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto. Pode-se afirmar também que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes àconduta humana.

Ética comtemporânea refere-se ao estudo da natureza no presente.
“ética contemporânea”, significa a visão ética do homem atual, envolvendo os usos, os costumes, as normas estabelecidas, os valores da sociedade. 

Para o cristão, a ética pode ser entendida como um conjunto de regras de conduta, aceitas pelos cristãos, tendo por fundamento a Palavra de Deus.
Artur Júnior dos SantosLopes

Etimologicamente os termos ética (do grego costumes) e moral (do latim hábitos) remetem a idéia de costumes e hábitos, e modos de agir determinados pelo uso, portanto muito próximos. A diferença começa pela forma prática que os termos apresentam. A ética é mais teórica mais voltada a reflexão sobre os fundamentos do que seja "o bem", "o mal". Segundo Jacqueline Russ o papel da ética édesconstruir as regras de conduta moral, na busca de estruturas basilares mais profundas, e apartir daí construir-se. Já a moral é o conjunto de regras que se dão na prática, é o que ocorre nos relacionamentos humanos, é o objeto e pesquisa da ética.
Russ ainda assinala o surgimento de uma segmentação ética, o que no seu ver apresenta problemas pois a ética deveria ser universal. No decorrer deseu livro pretende um aprofundamento sobre estas novas visões que surgiram apartir da modernidade.

O vazio ético é o momento em que tudo o que se sabia, o que fundamentava a ética está posto em discussão, ou para maior exatidão, não existe. Sejam os princípios religiosos, seja tudo o que coloca fora do ser humano as respostas para as perguntas éticas. Daí surge a possibilidade de uma novaabordagem do conteúdo ético. Este vazio se dá por causa do desenvolvimento tecnológico, que faz com que os questionamentos se aprofundem e que respostas superficiais não consigam resolve-los. Não bastasse isso, ainda acomete-nos uma grande ausência de sentido. As coisas não fazem sentido. O sentido faliu, assim como o Zaratustra de Nietzsche anuncia a morte de Deus para o Sacerdote, assim também pareceque o sentido morre, mas importante é sabermos que sentido é este de que falamos. O sentido que morre é o que foi fundado na era clássica, resgatado na renascença e fixado com o cartesianismo iluminista. Parece que agora cabe-nos a formulação de uma proposta para o sentido, que não se fixe em respostas, mas que dê ferramentas para exploração de um sentido que dê conta de nossa Hypermodernidade.Jacqueline coloca alguns aspectos do individualismo na página quatorze do seu livro Pensamento Ético Contemporâneo. Evoca a conceituação do século XIX onde individualismo significava a não aceitação das regras do estado ou da igreja. O individualismo era uma vontade de não sujeitar-se ao que era externo. Nós, signatários do século XX herdamos grande parte desta inconformidade, e ela evoluiu. Estapassagem refere-se, segundo a autora, ao momento em que Nietzsche aponta como a completa projeção do indivíduo para dentro de si mesmo, não importando, portanto, nada que está para fora. Este princípio solepsista parece-me muito forte, e dá a idéia de uma esquizofrenia aguda de toda a sociedade. Prefiro crer que não é desta forma que a autora se coloca, mas sim que aponta para um momento onde osujeito ganha uma dimensão muito especial (século XIX) e aos poucos este sujeito vai se descentrando e ai percebe a ineficácia dos conceitos herdados para dar conta do novo cenário. Precisamos então apresentar novas formas de traduzir a necessidade de nossa época, e procurar encaminhá-la da melhor forma possível, fornecendo subsídios para a formatação de uma nova humanidade.

A autora pretende...
tracking img