Trabalhoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

1

_________________________________________________________________________________________________________________

Sistemas Catalíticos na produção de Biodiesel por meio de óleo residual
Vinícius Soares Brolese
vsbrolese@hotmail.com AEDB – Graduando em Engenharia de Produção Automotiva

Maria Elvira Dias de AndradeVivi_dias05@hotmail.com AEDB – Graduando em Engenharia de Produção Automotiva

Marina dos Santos Medeiros
Marina.medeiros@gmail.com AEDB – Graduando em Engenharia Elétrica

Alex Diniz Ferreira
msn_diferr@hotmail.com AEDB – Graduando em Engenharia de Produção Automotiva

RESUMO
Os óleos vegetais aparecem como uma alternativa para a substituição ao óleo diesel em motores de ignição por compressão, noentanto, devido sua alta viscosidade o processo torna-se inviável. Ao submeter o óleo à uma reação de transesterificação, obtém-se um combustível com as mesmas características do diesel, chamado Biodiesel. De caráter simples, esta reação é favorecida mais ou menos de acordo com os catalisadores e sua natureza, podendo ser ácidos, básicos ou biológicos. De maneira geral, 85% do custo do Biodiesel éproveniente da fase de produção do óleo. Por meio da transesterificação o óleo vegetal pode se transformar em uma mistura de ésteres de ácidos graxos, tendo como resíduo a glicerina. O óleo residual tem se apresentado como uma possibilidade entre as matérias-primas do Biodiesel, devido sua fácil aquisição e a viabilidade em não descartá-lo como resíduo.
Palavras-Chave: Biodiesel; óleo; reação1. Introdução Atualmente, a reciclagem de resíduos agrícolas e agro-industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam "matérias primas" de baixo custo, mas, principalmente, porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes. Vários projetos de reciclagem têm sido bemsucedidos no Brasil e dentre eles destacam – se o aproveitamento de papel, plásticos, metais, óleos lubrificantes automotivos e industriais, soro de leite e bagaço de cana. Mais recentemente, a implantação de Programas de Qualidade Total tem reduzido o impacto poluidor de várias atividades de natureza agroindustrial. No entanto, muitos casos ainda prevalecem sem qualquer proposta de soluçãodefinitiva. Dentre os materiais que representam riscos de poluição ambiental e, por isso, merecem atenção especial, figuram os óleos vegetais usados em processos de fritura por imersão.

SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

2

_________________________________________________________________________________________________________________

2. Produção de Biodiesel Existem trêsprocessos básicos para a produção de biodiesel: formação de microemulsões, pirólise e transesterificação. Entretanto, a transesterificação de triglicerídeos é o processo utilizado em larga escala. A figura 1 apresenta uma reação de transesterificação típica para a produção de biodiesel. Do ponto de vista cinético, a transesterificação pode ser conduzida em processos catalisados por ácidos, enzimasou bases fortes. A catálise básica é, indiscutivelmente, a mais utilizada em todo mundo. A produção industrial de biodiesel é, em sua quase totalidade, conduzida por esta rota. Os processos que pretendem ser abordados no presente trabalho se referem à catálise ácida e à catálise básica. CATÁLISE BÁSICA Os catalisadores utilizados na catálise básica são bases fortes como KOH (hidróxido depotássio), NaOH (hidróxido de sódio), carbonatos e metóxidos, etóxidos e, em menor grau, propóxidos e butóxidos de sódio e potássio. Nestes processos, a base é dissolvida no álcool utilizado, e adicionada ao óleo. São utilizados reatores agitados, com ou sem aquecimento. O tempo de reação típico é de cerca de 1-2 horas. Após a transesterificação, o produto obtido é uma mistura de ésteres, glicerol,...
tracking img