Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Membrana plasmática é uma película finíssima e muito frágil composta, principalmente, por fosfolipídios e proteínas. Ela tem importantes funções na célula, e uma delas é isolar a célula do meioexterno. Seu tamanho é tão pequeno que se a célula fosse aumentada ao tamanho de uma laranja, a membrana seria mais fina do que uma folha de papel de seda. Água, substâncias nutritivas e gás oxigênio sãocapazes de entrar com facilidade através da membrana, que permite a saída de gás carbônico e de resíduos produzidos dentro da célula. 
• A membrana é capaz de atrair substâncias úteis 
• e dedificultar a entrada de substâncias indesejáveis. 
        Exercendo assim um rigoroso controle no trânsito através das fronteiras da célula. É comum compará-la a um "portão" por suas funções e a umsaco plástico pela sua aparência.
Tecido epitelial glandular

É formado por um conjunto de células especializadas cuja função é a produção e liberação de secreção.

As células secretoras de umaglândula são conhecidas como parênquima,enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula e que sustenta as células secretoras, é denominado de estroma.O estroma sustenta também vasossangüíneos, vasos linfáticos e nervos.

Classificação

Utiliza-se alguns parâmetros para classificar os diferentes tipos glandulares, como o número de células e o local onde a secreção é lançada.

Quantoao número de células,as glândulas podem ser classificadas como:

· unicelular:a secreção é elaborada apenas por células especializadas ocasionais (pór exemplo: células caliciformes muco-secretor)espalhadas entre outras células não secretoras.
· multicelular:a secreção é realizada por um conjunto de células.
 

Quanto ao local onde a secreção é lançada,as glândulas podem ser classificadascomo:

· endócrinas:as glândulas não possuem ductos e sua secreção ganha a corrente sangüínea, onde será distribuída para todo o corpo. A secreção endócrina é a secreção de mensageiros químicos...
tracking img