Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO 4
2.2.1 Análise dos Avanços desde 2003 dessas prioridades 9
2.3 TRABALHOS DECENTES NA REGIÃO 9
2.4 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 4
2.5 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 4
2.6 ANÁLISE DOS TEXTOS ENCONTRADOS 4

4CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O trabalho decente apresenta-se, como uma alternativa viável e eficaz para enfrentar as crises econômicas, o aumento do desemprego e da pobreza e o achatamento salarial. É fato que, diante das crises econômicas, as condições de trabalho se deterioram com o incremento da carga horária laboral, a submissão a atividades exaustivas, ocrescimento do trabalho eventual e informal, entre outras precariedades que vilipendiam diretamente a dignidade da pessoa humana e ainda se apresentam como um entrave para o pleno desenvolvimento de qualquer país. A primazia do trabalho decente e as estratégias políticas de desenvolvimento fortalecem não só as relações do mundo de trabalho, como também o indivíduo, que pode ver em sua ocupação uma formade emancipação decorrente de seu próprio trabalho, seja no âmbito econômico, social ou intelectual. Dessa forma, ele poderá contribuir efetivamente, com seus talentos, para o desenvolvimento do país.

TRABALHO DECENTE

• Prioridade 1: Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento...
• Prioridade 2: Erradicar o trabalho escravo e eliminar otrabalho infantil, em especial em suas piores formas...
• Prioridade 3: Fortalecer os atores tripartites e o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática...

1 DEFINIÇÃO DE TRABALHO DECENTE

Trabalho Decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade, e segurança, sem quaisquer formas dediscriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho.
O Programa Nacional de Trabalho Decente foi criado a partir da Agenda Nacional de Trabalho Decente com o objetivo de estabelecer, além das prioridades, os resultados esperados e as estratégias, metas, prazos, produtos e indicadores de avaliação.
Prioridades
Os quatro eixos centrais da Agenda doTrabalho Decente são a criação de emprego de qualidade para homens e mulheres, a extensão da proteção social, a promoção e fortalecimento do diálogo social e o respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho, expressos na Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho da OIT, adotada em 1998.

2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTEPrioridade 1: Gerar mais e melhores empregos, com IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E DE TRATAMENTO

Resultados Esperados:
a) Política Nacional de Emprego elaborada e implementada em um processo de diálogo com os interlocutores sociais.
b) Metas de criação de emprego produtivo e de qualidade incorporadas nas estratégias nacionais de desenvolvimento econômico e social (incluídas as estratégias de redução dapobreza e da desigualdade social) e nas políticas setoriais (industrial, agrícola, agrária, de promoção do turismo e de promoção da economia criativa).

Linhas de Ação:
Investimento Público e Privado e Desenvolvimento Local e Empresarial para a Geração de Emprego:
• Fomento do investimento público e privado em projetos e setores produtivos com maior capacidade de geração de emprego.
•Promoção do desenvolvimento local, das redes ou cadeias produtivas e dos arranjos produtivos locais, com foco no fortalecimento das micros e pequenas empresas e de programas de economia solidária e cooperativas.genda Nacional de
• Ampliação do acesso das micros e pequenas empresas, das cooperativas e dos empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar ao crédito e demais recursos...
tracking img