Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERACÇÃO RADIAÇÃO - MATÉRIA

INTERACÇÃO RADIAÇÃO - MATÉRIA
Toda a energia que chega à Terra provém da radiação emitida pelo Sol. Da radiação electromagnética emitida pelo Sol, só cerca de 70%atinge a sua superfície.

Da radiação que atinge a superfície da Terra: 50% é radiação IV 40% é radiação visível 10% é radiação UV

Os gases que absorvem mais significativamente a radiação solarsão o O2, O3, H2O e CO2

As radiações ultravioleta (UV) que podem atingir a Terra agrupam-se em três tipos:

Termosfera Mesosfera

As radiações absorvidas na estratosfera são radiações UV-B. Osgases que absorvem estas radiações são principalmente o O2 e o O3. Por outro lado, na termosfera, e, em menor grau, na mesosfera, as radiações absorvidas são mais energéticas - radiação UV-C. Estasradiações nunca chegam à Terra. Na troposfera, o vapor de água e o CO2 já só absorvem radiação de energia inferior às anteriores – UV-A, visível e IV.

A atmosfera funciona como num filtro da radiaçãosolar: deixa passar as radiações de energia mais baixa e retém (absorve) as de energia superior. Se assim não fosse, as radiações mais energéticas atingiriam a superfície da Terra, interagindo com asmoléculas dos seres vivos, danificando-as e causando o desaparecimento da vida na Terra.

Energia de ligação e energia de dissociação
Quando dois átomos isolados e no estado gasoso se aproximamformando uma ligação química, liberta-se energia. Essa energia designa-se por energia de ligação.

energia

Quando uma molécula de O2 se forma a partir de dois átomos de O, liberta-se a energia de8,26x 10-19 J. Se em vez de uma molécula, se formar uma mol de moléculas de O2, libertam-se 498 kJ/mol.

A energia de ligação por mole é a energia libertada quando se forma uma mole de moléculas apartir dos respectivos átomos.

Se fornecermos a uma mole de moléculas de O2 a energia de 498 kJ, podemos assistir ao processo inverso da formação molecular, isto é, à reacção de dissociação. O2...
tracking img