Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DAS
EMPRESAS - E.V.A. E M. V. A.

01. Introdução

Por que em duas empresas que apresentam lucro líquido, uma pode estar criando valor para seus acionistas enquanto a outra, destruindo? Devem tais variações do lucro e do valor da empresa ser atribuídas às estratégias empresariais?
Sabe-se que muitas empresas têm criado riqueza, enquantooutras têm destruído. Desvendar os fatores econômicos que levam as empresas a criar ou destruir riqueza é um tema muito importante tanto para os administradores quanto para os investidores. As técnicas de gerenciamento de empresas estão se tornando cada vez mais complexas e tem exigido um aperfeiçoamento contínuo dos métodos de avaliação de desempenho, na busca do aumento da eficiência, aliada àprecisão e simplicidade de implantação dos mesmos.
Diversos métodos têm sido desenvolvidos, partindo dos já clássicos como Análise do Valor Presente Líquido ou de Taxa Interna de Retorno de um projeto e chegando aos métodos mais recentes de avaliação de gestão, como o “Economic Value Added” – EVA, que avalia a performance das empresas sob a óptica dos conceitos de valor aos acionistas: o Market ValueAdded – MVA, sistema de mensuração financeira que possibilita analisar o resultado, os recursos aplicados e a estrutura de capitais; e o Balanced Scorecard – BSC.
O método EVA foi criado por Joel Stern e G. Bennet Stewart III e patenteado por sua empresa, a Stern & Stewart CO., no início da década de 90. Guarda correlação com os conceitos de VPL, que avalia os resultados da empresa descontado ocusto de capital. É uma medida de avaliação de performance financeira que tenta encontrar o verdadeiro resultado econômico gerado (ou valor econômico acrescentado) por uma empresa e que se encontra diretamente relacionado com a criação de valor para o acionista. Assim, diz-se que uma empresa acrescenta valor econômico quando consegue gerar um resultado maior do que o seu custeio de capital.
Agrande diferença do EVA em relação aos outros métodos é sua facilidade de aplicação, através de relatórios contábeis já existentes. O método ganhou notoriedade e aceitação depois de ser adotado e utilizado por grandes empresas.
Quando uma empresa incorpora o conceito do EVA, ela passa a avaliar a real necessidade de investimentos a serem realizados, de modo a evitar que gastos desnecessáriosaconteçam, elevando, assim, o retorno sobre o capital investido.
O MVA é também uma marca registrada da Stern & Stewart e tem como princípio aferir quanto a empresa irá gerar de riqueza para o acionista durante sua vida útil.



2. EVA

Há várias definições do que é o EVA, por exemplo:
Al Ehbar: de uma forma simples pode-se definir o EVA como sendo “uma medida de desempenho empresarial quedifere da maioria das demais ao incluir uma cobrança sobre o lucro pelo custo de todo o capital que uma empresa utiliza”.
G. B. Stewart III: “EVA é uma medida de lucro residual que subtrai o custo de capital do lucro operacional gerado no negócio”.

Trata-se de uma forma de aferição do lucro econômico de uma empresa ao final de um determinado período de tempo.
O EVA foi criado com a finalidadede avaliar se, a cada ano, a empresa esta ganhando dinheiro suficiente para pagar o custo do capital que administra. Portanto, o conceito básico é o de calcular a remuneração mínima exigida pelos acionistas e abatê-la do lucro apurado pela empresa.
De forma direta é o lucro líquido operacional depois dos impostos (NOPAT – Net Operating Profit After Taxes) deduzido do custo de capital deterceiros e do custo de capital próprio. Se o EVA for negativo, a empresa, naquele ano, destruindo o capital do acionista. Desse modo, o EVA consiste na diferença entre o lucro líquido operacional da empresa após o imposto de renda e o custo anual total do capital.

EVA= Resultado Operacional após o imposto – (Capital X Custo Capital).

O EVA não é mais do que o resultado operacional após...
tracking img