Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 7

O papel dos estoques na empresa



1 93

Quesfões para D i s c u s s ã o
1. 2. 3. Por que alguns setores industriais têm uma r e l a ç ã o (valor dos estoques/ativos) maior que outros? A i m p o r t â n c i a relativa dos estoques é maior ou menor em uma empresa prestadora de serviços? De que s ã o constituídos os estoques nas seguintes empresas: a) b) c) d) e) f) 4. 5. 6.7. 8. 9. 10. 11. hospital? ' transporte r o d o v i á r i o de carga? transporte a é r e o de passageiros? restaurante? consultoria administrativa? s e g u r a n ç a patrimonial?

Existem fatores de custos que diminuem com o aumento dos estoques m é d i o s ? Como é possível? Cite pelo menos três exemplos de custos fixos de estoques. Por que determinados custos relativos aos estoques s ã odenominados custos de carregamento? Que s ã o custos de o b t e n ç ã o ? Qual a d i f e r e n ç a entre custos de o b t e n ç ã o e custos de preparação? Por que os estoques s ã o considerados uma forma de d e s p e r d í c i o ? Quais as vantagens de manter elevados níveis de estoques? Para se reduzir o nível de estoques é n e c e s s á r i o diminuir ou aumentar os custos de p r e p a r a ç ã o . Equanto aos custos de carregamento? Justifique sua resposta. Os argumentos de Baulou, formulados no final dos anos 1 9 7 0 , continuam v á l i d o s atualmente? Discuta com seus colegas e professor cada um deles, considerando de um lado países desenvolvidos e, de outro, países emergentes, como o Brasil.
• -. i-

Exercícios Propostos
1. Uma empresa comercializa um item cuja demanda anual é de 5 .0 0 0 unidades. Determinar o n ú m e r o de pedidos de compra que se deve emitir por ano para uma compra a) b) c) 2em lotes de 1.000 unidades; em lotes de 5 0 0 unidades; em lotes de 100 unidades.

Se a empresa do e x e r c í c i o anterior trabalha 2 5 0 dias por ano, qual d e v e r á ser o intervalo entre os pedidos de compras em cada uma das s i t u a ç õ e s , isto é , comprar lotes de1.000, 5 0 0 ou 100 unidades? A demanda mensal de um item de estoques é de 4 5 0 unidades. Os custos de o b t e n ç ã o s ã o de $ 4 0 , 0 0 por pedido (o item é comprado de terceiros). Sabendo-se

3.

1 94



A d m i n i s t r a ç ã o de Materiais e Recursos Patrimoniais

que a taxo de juros corrente é de 25% ao ano e que o item é comprado por $ 2,5C unidade, com custos fixos de $ ó O , 00 / a n o , determine os custos de estoque. Os Icss de compra s ã o de 6 0 0 unidades/lote. (^VÍÃm 4^iCÍí>-"-" Uma empresa efetuou o levantamento de v á r i o s fatores de custos envolvidos m a n u t e n ç ã o dos estoques, encontrando:

C/v - ^^0,^0

Armazenagem Obsolescência Perdas Furtos e roubos Preço de compra do item Taxa de juros (ao ano) Custo de o b t e n ç ã o (compra) Custo detransporte Custos independentes Determinar: a) b) c)

$ 0,08/unidade • mês $ 0,04/unidade • rrês $ 2,45/unidade • ano $ 1,50/unidade • a r e $ 2,40/unidade 12,00% $ 28,00/pedido $ 30,00/pedido $ 15,00/ano

Custo u n i t á r i o de carregamento ou diretamente proporcional ao estoque m é d i o . Custo u n i t á r i o de o b t e n ç ã o ou inversamente proporcional ao estoque m é d i o . Custo totalde estoques, considerando Q = 5 0 0 unidades/lote e D = 5.0C€ unidades/ano.

Um novo modelo de hipermercado com;to, de custo menor e estoque mais ojustoiró ser testado pelo Rede Extra, do Grupo I de Açúcar, na r e g i ã o de S ã o Miguel, na a leste de S ã o Paulo-SP. A nova loja da 3, além de menor, com 5.500 metros quados de á r e a — em m é d i a as últimas lojas igurodas do Extra ocupam umespaço de 9 metros quadrados — , usará inovações oiógicas, como sistema de radiofreqúêncio n scanner para ler preços de produtos no inho, que descarrega o valor do compra )ma só vez no caixa, reduzindo filas. D novo formato intermediário de hiper, de o reduzido, será mais uma o p ç ã o de loja

estratégica para o Grupo Pão de A ç ú c a r qte pode acelerar seu projeto de e x p a n s ã o . Z...
tracking img