Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BOLETIM INFORMATIVO
ANAPOLIS MARÇO DE 2013

Correções do Enem apontam que 48,4% dos participantes tiveram textos abaixo da média, mas falta divulgação que ajude o professor a conhecer as principais dificuldades dos estudantes
Em fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou à disposição dos participantes do Exame Nacional do EnsinoMédio (Enem) de 2012 as vistas da prova de redação, compostas das correções e dos espelhos dos textos. A correção, que é a síntese das justificativas para a atribuição de nota em cada competência avaliada, e o espelho, ou cópia digital da folha de dissertação, foram colocados no sistema junto com um gráfico cuja ideia é indicar a cada estudante o grupo no qual ele se encontra, por faixa depontuação. Ao contrário do que foi divulgado pela imprensa, o gráfico não foi publicado pelo Inep, mas incluído nessa vista de prova, à qual somente o inscrito tem acesso, com seu CPF e senha. Naquele momento, a notícia mais ventilada, em tom de advertência, tinha o foco no dado de que apenas 1,1% das redações tiveram nota superior a 900 pontos. O porcentual de 1,1% significa que, do total dos 4.113.558textos corrigidos, 45.249 alcançaram entre 900 e 1.000 pontos, a nota máxima possível.
O gráfico é insuficiente para que professores conheçam as principais dificuldades dos participantes na hora de escrever, mesmo porque foi divulgado apenas para os estudantes. Mas ainda que falte uma divulgação estatística sobre o desempenho dos alunos por competências avaliadas nos textos, há outras leituraspossíveis desse pequeno gráfico que vão além do destaque às "redações nota 1.000". Uma delas é que a maioria das dissertações (51,6% do total, ou 2.122.596) ficou acima da média dos 500 pontos. Os outros 1.990.962 textos (48,4%) ficaram abaixo.
|
O que surpreende não é que poucas pessoas tenham tirado entre 900 e 1.000, porque, em um teste em larga escala, é esperado que um porcentual pequeno tire asmaiores notas. E também é esperado que em uma prova desse porte um porcentual baixo tire notas muito baixas. Ou seja, se 1,1% das redações tiveram notas altíssimas, a expectativa seria que um porcentual próximo a este tirasse as notas mais baixas. O surpreendente no gráfico é que um número bem maior tirou as piores notas: 7,4% dos textos corrigidos ficaram entre 0 e 300 pontos, o equivalente a304.403 estudantes. E segundo nota do MEC, 1,82% das redações (74.866) zeraram por entrega em branco. Outros 1,76% (72.398) zeraram por apresentar, por exemplo, texto insuficiente ou cópia da proposta da redação, cujo tema foi o movimento imigratório para o Brasil no século 21.

DICA DO MÊS

MEC lança guia com dicas de boa redação no Enem 2012

O candidato que se inscreveu para oExame Nacional do Ensino Médio, o Enem, podem baixar, gratuitamente, o guia do participante com dicas de como ter uma boa redação.
O guia esclarece as novas regras de avaliação do texto e traz exemplos de redações com nota máxima no último Enem.Um milhão e 600 mil guias foram distribuídos em setembro para alunos de escolas públicas e 100 mil para professores, O guia pode ser acessado na página doInep. O endereço é www.inep.gov.br.

MENSAGEM DO DIA
Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã
(Mahatma Gandhi)

PIADA DO DIA

Boa idéia
Diante do boletim escolar do Joãozinho, uma coleção de zeros,o pai reage aos berros: 
- No meu tempo, notas tão ruins como estas eram punidas com uma surra! 
- Pois é, pai! Que tal a gente pegar o professor naesquina depois da aula?


DESAFIO DO MÊS

Arrecadação de alimentos
O objetivo desta Gincana de Arrecadação de Alimentos que está sendo realizada pelos alunos do colégio estadual LEINY LOPES DE SOUZA é arrecadar no mínimo 500 kg de alimentos.
A gincana será realizada da seguinte forma:
• Serão arrecadados apenas os seguintes alimentos: açúcar, aveia, amido de milho, café, gelatina e...
tracking img