Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ocupação começa
há 10 mil anos em Goiás
Urna funerária encontrada em Goiânia "A área que corresponde hoje ao Estado de Goiás começou a ser ocupada há pelo menos 10.000 anos . Sucessivas populaçõesde caçadores-coletores e horticultores vão dominar essa extensão região por cerca de 550 gerações, até que os colonizadores portugueses começam a chegar, nos séculos XVI e XVII, o que vai resultar, deimediato ou ao longo do tempo, na extinção de inúmeros daqueles grupos humanos (por massacres, guerras ou doenças) ou na transformação radical dos modos de vida dos grupos sobreviventes"*.

"Umadas primeiras incursões destes colonizadores em território goiano vai ser a bandeira paulista de Sebastião Marinho, em 1592, que, em seu trajeto, passou pelas nascentes do Rio Tocantins. Diversasbandeiras vão se seguir a dele, mas somente mais de um século depois, com o fracasso da escravidão indígena e a confirmação de que eram fabulosas as minas de ouro nos Gerais e em Cuiabá - e, uma décadadepois, em Goiás, por meio de Bartolomeu Bueno da Silva, o Filho - é que os colonizadores, acompanhados de negros e mestiços, estes ancestrais dos morenos, talvez os primeiros "brasileiros da gema", vãocomeçar a se fixar nesse vasto território. Era por volta 1727 e um novo mundo estava sendo "inaugurado", do qual a fundação oficial da Vila Boa de Goiás vai ser a pedra fundamental.

Encontro entreviajantes brancos e indígenas, segundo Burchell Confirmada uma certa abundância de ouro ali, imediatamente todo o território goiano começou a ser vasculhado pelos bandeirantes. "Quase ao mesmo tempo,na região já voltada para o norte pela presença do grande rio, descobriam-se as 'minas dos Tocantins', tão ricas que ao criar-se o imposto de capitação foi-lhes determinada uma taxa muito mais alta porescravo. É a região de maior densidade mineira: Maranhão (1730), Água Quente (1732), Traíras (1735), São José (1735), Cachoeira (1736)" (Palacin, 1979: 27).

A ocupação também acontecia no Vão do...
tracking img