Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Relatório da Aula Prática 1

Introdução ao Laboratório de Química

Nome: Caio
Matrícula:
Pólo:
Tutor:
Introdução:
Nessa aula de introdução ao laboratório de Química demos ênfase em primeiro lugar a Segurança Individual e Coletiva que devemos ter dentro de um laboratório químico. Para a segurança individual é indispensável o uso de guarda-pó dealgodão e óculos de segurança apropriados, alem do uso de luvas roupas largas e sapatos fechados. Em relação à segurança coletiva, devemos ter conhecimento sobre os equipamentos, as rotas de evasão, uso adequado de extintores de incêndio e equipamentos de segurança, descarte correto de diferentes resíduos, incluindo vidraria quebrada e produtos químicos.
Após verificarmos a importância dasegurança, demos uma volta no laboratório verificando quais eram os tubos de água e de gás, após isso observamos quais os materiais seriam utilizados por nós no laboratório, vimos onde estavam localizadas as vidrarias (Béchres, erlenmyers, kitassato, bastões de vidro, pipetas aferidas e graduadas, funis para filtração e funis para separação) e os materiais de uso comum como a balança, tela de amianto,tripé, e a pêra para pipeta.
Aprendemos um pouco sobre a função de algumas vidrarias e suas diferenças em suas utilizações como, por exemplo: A pipeta graduada, a qual serve para medir volume variável, enquanto a pipeta volumétrica indica um volume mais preciso.
Visto os materiais, aprendemos a realizar operações simples como o aquecimento do bico de Bunsen aprendendo de forma correta como se devialigar e desligar o gás, e a diferença entre a chama amarela e a chama azul, e por fim fizemos a pesagem em balança eletrônica destacando a importância da diferença entre uma media precisa e uma medida exata.

Objetivo:
Essa aula tem como primeiro objetivo realizar operações simples como o aquecimento do bico de Bunsen e pesagem em balança eletrônica. Seu segundo objetivo é avaliar resultadosnuméricos experimentais, representá-los sob a forma de gráfico, compreendendo a importância de diferentes tipos de erro. E por fim, utilizar literatura especializada como fonte de informação.

Materiais:
Na prática do Bico de Bunsen os materiais utilizados foram: tubo de ensaio com água, e um bécher com água sobre uma tela de amianto com a utilização de um tripé.
Na prática de pesagem foramutilizados moedas de 10 centavos e a balança sensível ao décimo de miligrama.

Procedimentos:
Na prática do Bico de Busen seguimos as orientações do tutor quanto ao uso correto do bico de Bunsen: como prepará-lo, como ligá-lo e como controlar a chama.
A chama apresenta regiões com temperaturas distintas e a regulagem correta da mistura ar/combustível permite estabelecer diferentes condiçõesde trabalho para cada caso. A chama azul possui a temperatura mais elevada que a chama amarela, portanto ela é melhor de ser trabalhado, pois irá fazer a água evaporar mais rapidamente.
Com o bico devidamente regulado ensaiamos o aquecimento de água até a fervura em um tubo de ensaio e o aquecimento de água em um bécher sobre uma tela de amianto.
Na prática de Pesagem utilizamos uma balançasensível ao décimo de miligrama. As balanças disponíveis em nosso laboratório propiciam dois algarismos significativos, sensíveis à 10mg, o que é razoável para o preparo de reagentes simples de laboratório e para a pesagem de reagentes para a realização de algumas sínteses.
Praticamos a pesagem de um conjunto com 10 moedas de 10 centavos.
Anotamos o resultado e calculamos o peso médio das moedase seu respectivo desvio-padrão e comparamos sua massa com a nova família do real (acabamento em bronze).
E por fim vimos das práticas vimos a utilização da pêra na manipulação de pipetas aferidas e graduadas.

Resultados e Discussões:
Na prática do Bico de Busen aprendemos que a chama azul apresenta maior temperatura o que facilita a evaporação da substância a qual será aquecida. Um fato...
tracking img