Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSES DOS MINERAIS
ELEMENTOS NATIVOS
Excetuando-se os gases livres da atmosfera, encontra-se no estado nativo somente cerca de vinte elementos, que podem ser divididos em metais, semimetais e não-metais. Os metais nativos mais comuns constituem três grupos isoestruturais:
i. o grupo do ouro: ouro, prata, cobre e chumbo;
Os elementos do grupo do ouro pertencem à mesma família naclassificação periódica dos elementos e portanto possuem propriedades químicas semelhantes, todos são suficientemente inertes para ocorrerem livres na natureza. Quando não estão combinados com outros elementos os átomos desse grupo estão unidos em estruturas cristalinas por ligações metálicas (relativamente fracas).
As propriedades semelhantes dos membros desse grupo originam-se da estrutura comum.
Todossão apresentam dureza relativamente baixa, são maleáveis, dúcteis e sécteis. Todos são excelentes condutores de calor e eletricidade, tendo pontos de fusão bem baixos. Possuem densidades elevadas.
ii. o grupo da platina: platina, paládio, irídio e ósmio;
Os elementos do grupo da platina são elementos mais duros e têm pontos de fusão mais elevados do que o do grupo do ouro.
iii. o grupo do ferro:ferro e ferro-níquel.
Os cristais dos metais do grupo do ferro, embora isométricos, têm um retículo cúbico de corpo centrado em que cada átomo toca os outros oito átomos circundantes. Os semi metais nativos formam dois grupos iso-estruturais, são comparativamente frágeis e piores condutores de calor e de eletricidade do que os metais nativos. Estas propriedades refletem um tipo de ligaçãointermediária entre a metálica e a covalente.
i. classe escalenoédrica hexagonal: arsênio, antimônio e o bismuto;
ii. Classe trapezoédrica-trigonal: selênio e telúrio.
Os não-metais mais importantes são o carbono, sob forma de diamante e grafita e o enxofre. Principais elementos nativos: Ouro, Prata, Cobre, Platina, Ferro, Enxofre, Diamante e a Grafita.
Ouro: D=2.5 a 3, d=19.3, Au , Brilho = Opaco,Cor = Amarelo dependendo da pureza Uso = Joalherias instrumentos científicos, Ocorrência = Ocorre em pequenas quantidades e é muito comum em filões.
Prata: D=2.5 a 3, d=10, Ag , Brilho = Metálico, Cor = Branco da prata, Uso = Minério de prata e também com propósitos ornamentais. Ocorrência = A prata nativa é distribuída em pequenas quantidades principalmente na zona oxidada dos depósitos dominério.
Cobre: D=2.5 a 3, d=8.9, Cu , Brilho = Opaco, Cor = Vermelho do cobre, Uso = Minério secundário de cobre. Ocorrência = Encontra-se amplamente em filões de cobre, mas geralmente em pequenas quantidades.
Platina: D=4 a 4.5, d=2.1 a 4.5, Pt , Brilho = Reluzente, Cor = Cinzento do aço, Uso = Em aparelhos químicos, equipamentos elétricos e joalheria. Ocorrência = É um metal raro que ocorre quasesempre no estado nativo.
Ferro: D=4.5, d=7.3 a 7.9, Fe , Brilho = Opaco, Cor = Cinzento do aço ao negro, Uso = Muito utilizado pela indústria. Ocorrência = Ocorre, escassamente, como ferro terrestre e nos meteoritos.
Arsênio: D=3,5, d=5.7 a 4.5, Pt , Brilho = quase metálico (em superfície recente), Cor = branco do estanho (na fratura recente).
Enxofre: D=1.5 a 2.5, d=2.05 a 2.09, S , Brilho =Resinoso, Cor = Amarelo do enxofre, Uso = Principalmente na indústria química na fabricação de ácido sulfúrico. Ocorrência = Ocorre normalmente nas bordas das crateras dos vulcões extintos e ativos, ou próximo delas, onde se depositou dos gases emanados das fumarolas.
Diamante: D=10, d=3.5, C , Brilho = Adamantino, Cor = Amarelo-pálido ou incolor, Uso = Na indústria e também em pequenos cristaispara cortar o vidro. Ocorrência = Encontra-se diamantes geralmente nas areias e cascalhos dos leitos dos rios.
Grafita: D=1 a 2, d=2.2, C , Brilho = Metálico, Cor = Negro a cinzento do aço, Uso = Fabricação de cadinhos refratários para as indústrias do aço. Ocorrência = Ocorre normalmente em rochas metamórficas como os calcários cristalinos, xistos e gnaisses.
SULFETOS
Os sulfetos formam...
tracking img