Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Coordenação de Engenharia da Computação.



Microcontroladores e Microprocessadores



Relógio com ponteiros luminosos



Aristeu Ricardo de Oliveira Azevedo 080708
Geovana Donolla Ramos 080573
Natalia Gomes Carnelós 080388




Prof. Rafael



Data 27/06/2011


1 – Objetivos

Este projeto tem por objetivo responder a uma questão que para mim tem grandeimportância: o que fazer com os discos rígidos antigos que, apesar de ainda funcionarem perfeitamente, são completamente obsoletos e ultrapassados? A esta se segue imediatamente uma outra: o que fazer com discos rígidos não tão antigos, que ainda rodam perfeitamente, mas que sofreram algum incidente irreversível? Minha resposta a ambas as perguntas é: um relógio de ponteiros luminosos é claro!Utilizando-se da ilusão de ótica causada pelo movimento combinado do disco rígido e de luzes piscantes, um pouco de Física elementar e outro de Matemática, é possível formar a imagem de ponteiros luminosos de cores diferentes imitando um relógio de ponteiros.

2 - Introdução

Por causa do baixo custo e alta versatilidade, o componente escolhido para ser o coração deste projeto foi o PIC12F675, ummicrocontrolador de apenas 8 pinos com 1K de memória de programa, apenas 64 bytes de RAM e 128 bytes de EEPROM. Das suas 6 entradas e saídas, duas foram utilizadas para o oscilador a cristal, duas foram utilizadas apenas como saídas, uma apenas como entrada e uma como entrada e saída.
O esquema elétrico do relógio tal como no protótipo é apresentado abaixo.
Os transistores de potência utilizados pararápido acionamento dos LEDs foram mosfets de canal-N BST72A, equivalentes por exemplo ao 2N7000. Podem ser perfeitamente substituídos por transistores mais comuns do tipo NPN como o BC337, com leve perda de brilho nos ponteiros.

[pic]


3 - Desenvolvimento

3.1 – Montagem

A maioria dos HD's mais antigos, produzidos antes de 1996 gira a 3600RPM e mantém o disco em movimento mesmo estandodesconectado do PC e quando as cabeças de leitura/gravação são removidas. Infelizmente este não é o caso dos HD's mais modernos, que utilizam voice-coil para movimentar as cabeças. Estes dispositivos costumam ter um chip com funções combinadas de acionamento do motor AC trifásico cujo eixo é diretamente conectado ao disco e a de acionamento do voice-coil. Este, por sua vez, é conectado a ummicrocontrolador que comanda o acionamento.
O problema com estes HD's é que eles costumam desligar o motor se houver alguma situação de falha. Isto inclui, por exemplo, a incapacidade do dispositivo em ler o conteúdo de algumas trilhas do disco. Por essa razão, a remoção das cabeças de leitura/gravação provoca a parada do disco.
Para sanar o problema, é preciso fazer uma pequena modificação no circuitodo drive. Normalmente o chip acionador possui uma linha de comando conectada ao microcontrolador. Um nivel alto nessa linha faz o disco girar e um nivel baixo faz o disco parar. Essa linha deve ser cortada e conectada à linha de +5V por meio de um resistor (2K2 ou mais). Isto vai obrigar o disco a permanecer constantemente girando.
Em alguns HD's há ainda uma segunda linha que seleciona avelocidade de rotação. Recomendo ajustar essa linha de modo que a velocidade seja 3600RPM. Com uma menor velocidade de rotação, menos energia é consumida pelo motor e há menor produção de ruídos. Esta velocidade é mais do que suficiente para o perfeito funcionamento do relógio.
Em meu projeto utilizei o HD Quantum Pioneer de 1GB pois, além de estar há algum tempo na pilha de sucata, também era bastantesilencioso. Este HD possui um chip controlador Hitachi HA13555. A linha de controle de acionamento do motor está presente no pino 44 e a linha de seleção de velocidade no pino 41. A foto abaixo apresenta a modificação: ambas as linhas foram cortadas e ligadas a +5V por meio de um resistor de 2K2.

[pic]


Como a velocidade de rotação é baseada na freqüência do clock do circuito do HD,...
tracking img