Resumo ana bock

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões Centrais do texto - Bock, A.M. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia.


A diversidade de objetos nas Ciências Psicologicas pode ser explicada pelo fato da Psicologia seruma Ciência muito jovem e por ser um campo do conhecimento recente ainda existem muitas teorias em desenvolvimento. Outro fator que contribui para a quantidade de objetos da Psicologia é o fato que opesquisador é o objeto a ser pesquisado, e desta forma os próprios conceitos de homem para o pesquisador o atrapalham nesta definição. Por estes e outros fatores é difícil definir apenas um unicoobjeto de estudo da psicologia, e então esta é definida como uma ciência com uma diversidade de objetos de estudo.
Como Bock, A.M. define "A subjetividade é a síntese singular e individual que cada umdenós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outrolado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social ". Ou seja a subjetividade pode ser entendida como o conjunto de experiencias e sensaçõesexperimentadas por um individuo no decorrer da sua vida, e assim criando uma forma de "enxergar" o mundo ao seu redor. Estudar a subjetividade se torna fundamental para psicologia já que esta seapresenta como uma das principais formas de olhar para o ser humano.

No filme Escritores da liberdade apenas uma compreensão da realidade baseada no senso comum não seria suficiente para a professoraconseguir o sucesso obtido. Para situações mais complexas é necessário o uso de conhecimentos psicologicos. No caso do filme, se a professora não tivesse usado seus conhecimentos de psicologia, ela nãoconseguiria ter conduzido a turma a ter um comportamento melhor.

O pesquisador Wundt teve um papel fundamental na criação da Psicologia cientifica. O primeiro curso de psicologia cientifica foi...
tracking img