Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
Administração
Conceito
* Administração: é um processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.
* O processo de administrar (ou processo administrativo) é inerente a qualquer situação que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.
* A principal razão para o estudo da administração é a existência deorganizações.
* Há muitas situações praticas em que as pessoas fazem e utilizam recursos para produzir bens e serviços. Há organizações em nossa volta que nos influência para sermos administradores de recurso e tomadores de decisões.

Principais escolas da Administração
* A administração cientifica deu inicio a teoria da administração. “O que enfetisava a administração cientifica era a ‘tarefa”– atividade executadas pelos operários numa fábrica.
* “Teoria Clássica de Fayol e com Teoria da Burocracia de Weber: ênfase na ‘estrutura” da empresa, essa era a sua preocupação.
* A ênfase nas "Pessoas" foi o passo seguinte através da Teoria das Relações humanas e posteriormente, desenvolveu a ênfase na "Tecnologia".
* Cada uma dessas cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas,ambiente e tecnologia) provocou a tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um passo para a Teoria Geral da Administração

Administração cientifica
* Finalidade da administração: Aumentar a eficiência dos processos produtivos. Quanto mais alta a qualidade da administração, menos as perdas, o desperdício e a ineficiência na utilização de todos os tipos de recursos.
* FrederickWinslow Taylor: foi ele que apresentou uma das primeiras soluções prática para este problema.
* Taylor procurava descobrir uma base cientifica para conceber e executar trabalho observava operários em suas tarefas, principalmente os movimentos e os elementos contidos em suas tarefas e anotava o tempo gasto, assim nasceu à administração cientifica.
* Alguns princípios de Taylor
* Analisarcuidadosamente cada operação, planejamento em detalhe cada um de seus aspectos;
* Selecionar o melhor homem para cada trabalho;
* Remunerar o trabalho de acordo com a produção, uma vez que, para ele, o salário constituía a única fonte de motivação para o trabalho.
Criticas a administração cientifica
* As críticas da sociedade fundamentavam-se em dois receios:
* Aumentar aeficiência provocaria o desemprego;
* A administração cientifica nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.
* A administração científica experimentou altos e baixos.
* Charlatões em qualificações propuseram-se a oferecer consultoria orientada exclusivamente para os aspectos físicos do trabalho, ignorando as necessidades e atitudes dos trabalhadoresPrincípios da Produção em Massa – Henry Ford
* Henry Ford esta associado à linha de montagem de móvel, tem a sua marca na teoria e prática da administração, foi ele quem elevou ao mais alto grau os princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado.
* 1) Peças e componentes Padronizados eIntercambiáveis :Ford procurou reduzir o número de peças de seus produtos, procurou a simplicidades. Cada peça pode ser montado em qualquer sistema ou produto final.
* 2) Especialização do Trabalhador:Em um processo definido cada pessoa ou grupos de pessoa, num processo de sistema de produção em massa, têm uma tarefa fixa. O produto é dividido em partes e o processo de fabricá-los é divididoem etapas
* 3) Linha de Montagem de Henry Ford : No começo, a Ford trabalhava artesanalmente. Em 1908, o tempo médio de um montador da Ford era de 514 minutos. O trabalhador era responsável por uma área de produção e tinha que apanhar as peças que necessitava no estoque e trazê-las até o posto. Para cumprir esta responsabilidade, o trabalhador tinha que ir atrás do trabalho.
* 4) A...
tracking img