Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing de varejo
O marketing de varejo, em síntese, são todos os esforços estratégicos e de comunicação no intuito de atingir o consumidor final, onde, por ser o mais dinâmico setor da economia, requer um cuidado especial e se faz necessário uma adequação de cada ponto de venda com o público onde o negócio estiver atendendo, não existindo um modelo universal de estratégia que servirá paratodos.
Para uma boa estratégia de marketing de varejo, é imprescindível que o empresário conheça seu negócio: sua loja vende produtos de necessidade ou desejo, de onde são as pessoas que compram seus produtos, qual sua idade média, a qual classe social pertence, com qual freqüência costuma comprar, qual o ticket médio? A partir do momento em que identificamos estes atributos, se tornam mais claras eassertivas as definições de qual linha de comunicação deveremos trabalhar para atingir de forma direta e impactante o público alvo do negócio.
Atualmente alem da propaganda, existe uma vasta gama de ferramentas de comunicação que podem ser trabalhadas para atrair os olhares e ativar a percepção dos consumidores, onde, para o setor varejista, o ideal é trabalhar intensamente o seu ponto devenda, investindo no merchandising, que nada mais é do que o marketing dentro do ponto de venda.
As ferramentas são variadas: displays, banners, totens, vitrine, TV interna e até mesmo o próprio layout do local se torna uma ferramenta de marketing, pois o lojista pode traçar o caminho que seu cliente fará dentro da loja, direcionando-se para locais estratégicos como áreas de produtos em lançamentos,promoções, enfim, para onde quiser que em conjunto com a sinalização interna, como banners, displays e afins, contribuem para impulsionar e estimular o cliente ao consumo.
Mas para que o cliente entre na loja e sinta todo o poder do merchandising, é preciso inicialmente despertar sua vontade de entrar no local. E então entra em cena a principal ferramenta do ponto de venda, a vitrine.
Seuaspecto visual vai definir a primeira impressão. E o convite para entrar na loja. Se levarmos em consideração que 80% ou mais das vendas estão vinculadas à vitrine, ela deve estar sempre atualizada, limpa e visualmente atraente, e principalmente ter uma agenda seguindo o calendário de varejo e suas datas comemorativas.
Mas vale lembrar, toda a comunicação da loja deve ser integrada, não basta uma lindavitrina com o salão de vendas pouco trabalhado, e vice versa. O ideal é que ambas estejam sendo trabalhadas, e principalmente seguindo a mesma linguagem e a mesma linha de comunicação. O conceito contemporâneo de marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento em longo prazo do tipo ganha-ganha no quais indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam. O marketing se originou paraatender as necessidades de mercado, mas não esta limitada aos bens de consumo. É também amplamente usado para “vender” idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.

Historia do marketing
Origem foto:(circulo vermelho e uns homens na escada)
Apesar de encontrarmos suas raízes ao longo da historia dahumanidade, na própria gênese do comercio o marketing é um campo de estudo novo se comparado com os demais campos do saber. O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais de administrar a nova realidade, oriunda da Revolução Industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. Neste estagio o marketing ainda é inseparável da economia e daadministração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente.
Tal realidade manteve-se inalterada até fins da segunda guerra mundial quando então, reagindo ao crescimento da concorrência, mercadologos começaram a teorizar sobre...
tracking img