Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RDE – REGIME DIDÁTICO EXCEPCIONAL

• Este trabalho acadêmico deverá ser entregue nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

• Utilizar fonte Arial 12, espaçamento 1,5 linhas, com os seguintes elementos obrigatórios:

✓ Capa, folha de rosto, sumário e referências;

✓ Nenhuma resposta será aceita no corpo deste material;

• Todas asquestões objetivas deverão ser TRANSCRITAS, tanto o comando da questão bem como todas as suas assertivas, devendo o aluno assinalar em negrito, dentre todas as assertivas, devendo o aluno assinalar em negrito, dentre todas as assertivas transcritas, a alternativa que julgar correta e, conforme o caso, justifica-la.

• As questões discursivas deverão também ser TRANSCRITAS, tanto o comando quanto aresposta.

• A resposta das questões discursivas deverá conter citação em seu corpo da obra pesquisada.

• Os trabalhos acadêmicos que contiverem plágio obterão nota ZERO e reprovação imediata da disciplina no período letivo.

• A elaboração deste trabalho é INDIVIDUAL. Todos trabalhos idênticos obterão nota ZERO e reprovação imediata da disciplina no período letivo.



1)Qual a diferença entre Comércio Internacional e Comércio Exterior?
R: É muito comum confudirmos comercio exterior com comercio internacional, porem comercio Exterior são termos e regras nacionais das transacoes e estudos realizados no comercio internacional. Já comercio internacional desenvolve o intercambio economico politico e cultural entre países visando a facilitacao do negociosinternacionais, que seriam as trocas comerciais.

2) Qual a diferença entre a comercialização de uma commodity e um produto de marca? Dê um exemplo.
R: Comercializacao de commoditys são negociadas atraves de bolsas de valores, não necessariamente, porem em grande maioria, é o caso da Acucar, Café, Celulose. Estas operacoes são conhecidas pelos volumes enormes movimentados e as baixas margens de ganho semagregar marca ao produto e sim a necessidade dele na cadeia de surimento futuro que ele podera fazer parte.

Já a venda e negociacao de um produto de marca é feita no mercado amplo, sem ser vinculada ao mercado da bolsa, e são conhecidas pela a baixa movimentacao de compra e venda, porem com uma margem de ganho bem maior, pois a marca vale diante ao mercado. Geralmente são produtos comcarascteriscas de consumo final, por exemplo Bolsas, perfumes, maquiagens, eletronicos.

3) Responda C (certo) e E (Errado) para o item abaixo:

A. Uma empresa, ao vender uma mercadoria de sua filial no Rio de Janeiro para um cliente em Pernambuco está fazendo uma exportação interna (E)

B. A barreira ao comércio internacional mais difícil de ser vencida é a fitossanitária (E)

C. É possívelconcluir uma operação de exportação com um cliente nos EUA sem uso da proforma invoice desde que eles tenham formalizado esta operação por email; (E)

D. O uso do INCOTERM “90 DIAS DE PRAZO À EMISSÃO DO BL” é um termo legal e amplamente usado em operações de vendas de granito para o mercado norte-americano. (C)

4) Sobre Balança Comercial, imagine que o Brasil tenha exportado USD 1 bilhão para aArgentina em 2009 e tenha comprado deste país, no mesmo período, a quantia de USD 900 milhões em mercadorias diversas. Em relação ao caso fictício, responda:

a. Estamos diante de um caso de déficit ou superávit?
R:Superávit

b. Qual o montante?
R: 100 milhoes.

c. Qual o país ficou com déficit na balança comercial?
R: Argentina

5) Explique o que é Salvaguarda e dê um exemplobaseado em um estudo de caso apresentado em sala de aula.
R: Salvaguarda é uma medida ‘’urgencia’’ aplicadas contra a importacao de produtos determinados para e que podem ser aplicadas por um determinado período para prevenir ou reparar um dano e facilitar o reajuste de uma determinada categoria de mercado. Podemos citar como exemplo a industria automobilistica, que teve prejuizo com a entrada...
tracking img