Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO ROTEIRO (AV – 2º ANO)

1. CAPACIDADES FÍSICAS

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação Motora.

Força: É a capacidade físicaque permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos.

Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”. Para a agilidade,a flexibilidade é importante.

Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

Coordenação Motora: É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada.

Flexibilidade: É acapacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude.

Resistência: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.

2. APTIDÃO FÍSICA Em 1971 nos Estados Unidos, a aptidão fisica, foi definida como: “A capacidade de executar tarefas diárias com vigor e vitalidade, semfadiga excessiva e com energia para realizar as ocupações das horas de lazer e para enfrentar emergências imprevistas.” Clark (1980) adicionou: “Então a aptidão física é a capacidade de durar, de continuar, de resistir ao stress, de persistir em circunstâncias difíceis onde uma pessoa destreinada desistiria. A aptidão física é o oposto de estar cansado com os esforços do dia-a-dia, de falta deenergia para realizar as atividades da vida com entusiasmo, tornando-se exausto em esforços físicos exigentes e inesperados. É uma qualidade positiva, estendendo de uma escala da morte até uma vida abundante.” Mais recentemente, Nieman (1986), sugeriu a seguinte definição de aptidão física: “Aptidão física é um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas, realizar as tarefasdiárias, as ocupações activas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevisíveis sem fadiga excessiva, mas também ajudar a evitar doenças hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo uma alegria de viver.” Pate (1988), outro investigador do assunto, concordou com a definição de Nieman, caracterizando uma tendência, ao dizer que a aptidão física era um:“estado caracterizado por uma capacidade de executar actividades diárias com vigor e demonstração de traços e capacidades associadas com o baixo risco de desenvolvimento prematuro das doenças hipocinéticas.” Todas essas definições oferecidas parecem prudentes e claras, no entanto, coisas como vigor, prontidão, fadiga, alegria, apreciação, não são fáceis de ser medidas. Para esclarecer o significado deaptidão física é importante identificar os componentes que podem ser definidos, medidos e desenvolvidos um separadamente dos outros. Embora no passado havia um certo desentendimento e confusão em relação aos componentes da aptidão física, hoje em dia já existe um consenso. As componentes mais

comuns, foram colocados em dois grupos: um, relacionado à saúde e outro, relacionado às habilidadesdesportivas. Componentes da aptidão fisica: A aptidão física Relacionada às Habilidades desportivas compreende vários componentes necessários para a prática e o sucesso em vários desportos. Certamente para jogar basquetebol, um jovem precisará de velocidade, potência muscular, agilidade. Por outro lado, a aptidão física relacionada à saúde engloba componentes que afetam a qualidade da saúde. A...
tracking img