Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Tecnologia em Automação Industrial

Disciplina de Robótica

ATPS de Robótica

Professor: Wellington

São Bernardo Do Campo 26 Setembro 2012


RESUMO
A Lógica Fuzzy ou Lógica Difusa diferente da Lógica Clássica, que apenas permite a classificação de „Verdadeiro‟ ou „Falso‟, é capaz de atribuir valores lógicos intermediários. Trabalhar em uma lógica que permiteclassificar dados ou informações vagas, imprecisas e ambíguas, abre muitas possibilidades de desenvolver soluções para problemas que envolvem muitas variáveis. A utilização da Lógica Fuzzy em áreas de tomada de decisão proporciona o desenvolvimento de ferramentas heurísticas melhores para o homem, facilitando tomadas de decisão de forma mais ágil e eficaz. Este trabalho objetiva estudoaprofundado sobre a Lógica Fuzzy, e apresentar suas aplicações, ao mesmo tempo mostrando suas funcionalidades, buscando esclarecer seus conceitos, e propiciar a novas idéias para a aplicação dessa lógica.

Palavras - chaves: Lógica, Inteligência Artificial

ABSTRACT
Fuzzy Logic different of Classic Logic, that only permit aclassification inz“True” or “False”, can attribute logic intermediary value. To work with logic that can classify data‟s, or vague, imprecise and ambiguous information, it opens many possibilities to develop solutions for problems with many variables. The use of the Fuzzy Logic in decisions-making provides development of better heuristic tools for humanity, facilitating decisions-making with agility andefficacy. This work proposesto make profound study of Fuzzy Logic and introduce its applications, at same time showing its functionality, to be informed about their concepts, and propitiate new ideas using that logic.

Key - words: Logic, Artificial Intelligence.

Histórico da lógica

A ciência lógica foi fundada por Aristóteles (384-322 a.C.), criando alógica Aristotélica ou Lógica bivalente clássica (CAMPOS FILHO, 2004), que é caracterizada por dois princípios que são a lei da lógica da não contradição e a lei do terceiro excluído.A lei da lógica da não contradição diz que nenhuma afirmação pode ser considerada verdadeira e falsa ao mesmo tempo, enquanto a lei do terceiro excluído diz que uma afirmação tem que ser verdadeira ou falsa.Em 1847 Booleatribui valores numéricos para as afirmações verdadeiras e falsas, valor 1 para as afirmações verdadeiras e 0 para as afirmações falsas(CAMPOS FILHO, 2004). Com isso Boole criou a álgebra booleana, sendo uma grande contribuição na área da computação. Porém em 1903, Bartrand Russell mostrou que nem todos os problemas poderiam ser resolvidos pela lógica bivalente, através do problema conhecido como“paradoxo de Russell”. Em torno de 1930, Jan Lukasiewicz (1878 -1956) desenvolveu a lógica multinível, em contrapartida a lógica Aristotélica, apresentando a lei da contradição onde uma determinada afirmação pode ser verdadeira ou não, ao mesmo tempo. Isso se torna possível desde que não apresente apenas dois níveis, verdadeiro e falso, mas sim um grau de verdade, existindo assim vários níveis(CAMPOS FILHO, 2004).Em 1965 é publicado o trabalho de Conjuntos Fuzzy, por Lotfi A. Zadeh, baseado na lógica multinível. Com este trabalho foi possível mostrar de forma matemática o tratamento dos aspectos imprecisos e ambíguos apresentados na lei da contradição. E a partir deste trabalho surge a expressão lógica fuzzy.

Lotfi Asker Zadeh

Nasceu no dia 4de Fevereiro de 1921 na cidade de Baku em Azerbaijão. Ele é matemático, cientista da computação, e professor em ciência da computação da Universidade da Califórnia, Berkeley. Cresceu no Irã e sua primeira língua foi o russo. Estudou no colégio Alborz, morou no Iran dos 10 aos 23 anos de idade quando foi estudar na escola Presbiteriana. Desde cedo Zadeh já se sustentava, possui seu próprio...
tracking img