Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CITAÇÃO

Citações diretas
É a transcrição fiel da grafia, redação e pontuação do documento consultado. Deve sempre vir entre aspas, indicando-se a página consultada.
Ex.: Oliveira e Leonardo (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.”.
Ex.: “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise dafilosofia [...]’’ (DERRIDA, 1967, p. 293)”.

- Citações diretas até três linhas: deverá ser inserida no próprio parágrafo.
Ex.: "[...] determinadas inversões que são fixas para a comunidade se transformam em líquidas para o indivíduo" (KEYNES, 1977, p. 148).

- Citações diretas com mais de três linhas: deverá vir destacada do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo menor que ado texto e sem aspas.
Ex.: Com o objetivo de verificar os efeitos isolados e conjuntos da extirpação da gema apical e da remoção periódica de botões florais em algodoeiro herbáceo, Beltrão et al. (1990, p. 1.052) concluíram que:
[...] a eliminação de gema apical aos 50 dias da emergência das plantas não afeta a produtividade da cultura, porém, em ano com irregularidade de chuvas, pode aumentar aprecocidade e, independentemente das condições de cultivo, reduzir a altura das plantas.

- Citação direta inserida no texto
Toda citação literal até três linhas deve ser transcrita diretamente no texto, mantendo a grafia, o idioma e a pontuação originais, entre aspas e inseridas no parágrafo.
Nas citações diretas a indicação das páginas é obrigatória.
Exemplo:
Segundo Silva (1999, p. 73)“o Brasil também acompanhou esse processo, com o atraso inevitável.”

- Citação direta destacada no texto
Trechos longos de citação literal com mais de 3 linhas devem ser destacados do corpo do texto, iniciando em parágrafo distinto, com 1 espaço anterior e posterior entre citação e o texto e sem aspas, com letra menor do que a utilizada no texto.
Exemplo:
Neste particular Oliveira Neto (1997,p. 516) registrou que: pode-se expressar a importância do cooperativismo na agricultura brasileira através da participação das cooperativas no cenário produtivo nacional, em que grande parte da produção de soja, milho, leite, suínos, entre outros, é feita por cooperativas.

Citações indiretas
É uma citação livre, porém fiel ao sentido do texto original. Não necessita de aspas, mas deve-semencionar a fonte de onde foi extraída:
Ex.: Conforme Lobato (1985), as observações existentes no Estado do Rio Grande do Sul...
Ex.: A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUNFORD, 1949, p. 513).

Principais tipos de citações e exemplos
Dois autores: citar pelos respectivos sobrenomes ligados por “e”, seguidos do ano, quando fora do parêntesis. Dentro do parêntesis sãoseparados por ponto-e-vírgula, segundo a norma da ABNT (NBR 10520) vigente.
Ex.: Resultado semelhante foi obtido por Santos e Vencovsky (1985).
[...] assegura oferta de frutos cítricos durante todo o ano (ISMAIL; ZHANG, 2004).

Três ou mais autores: citar pelo sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.”, e o ano.
Ex.: Caroso et al. (1981), comparando progênies de clones da cv.São Gabriel e cultivares americanas de cornichão [...]

Trabalhos anônimos: trabalho sem autor conhecido (anônimo) deverá entrar pelo título, seguido da data.
Quando o título for extenso, citar somente a primeira palavra, seguida de reticências e ano.

Ex.: Grande parte do milho produzido em Santa Catarina provém das regiões colonial do oeste e colonial do Rio do Peixe (SISTEMAS..., 1983), asquais [...]

Autor é uma instituição: deve ser citado iniciando pelo nome da instituição, seguido da data.
Ex.: Trata-se de um genótipo recomendado para áreas infestadas pelo bicudo (EMBRAPA, 1985), em virtude de ter ciclo curto e floração com período menor do que as cultivares de ciclo médio e tardio.

Vários trabalhos de um mesmo autor: trabalhos diferentes de um mesmo autor devem ser...
tracking img