Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sistemas Produtivo
Nome: Jackson Lancuna Rodrigues
Mutação Cientifica



Trabalho – O filme mutação cientifica

A idéia que a atriz Liv Ullmanncoloca no filme, representa a estrutura de um sistema e a maneira como seus componentes interconectados interagem sem que mude a organização. Vejamos um exemplo simples, referente a um sistema não vivo —uma mesa. Ela pode ter seus pés encurtados, alongados ou reposicionados e seu tampo mudado de retangular para circular, sem que isso interfira na sua configuração. O sistema continuará sendoidentificado como mesa (isto é, manterá a sua organização), apesar dessas modificações estruturais. 

No entanto, se desarticularmos os pés e o tampo e os afastarmos, o sistema se desorganizará e deixará deser uma mesa. Dizemos então que ele se extinguiu. Da mesma forma, num sistema vivo a estrutura muda o tempo todo, o que mostra que ele se adapta às modificações do ambiente, que também são contínuas.Mas a perda da organização (a desarticulação) causaria a sua morte.

A organização é a determinante de definição e a estrutura a determinante operacional. A primeira identifica o sistema, diz comoele está configurado. A segunda mostra como as partes interagem para que ele funcione. O momento em que um sistema se desorganiza é o limite de sua tolerância às mudanças estruturais.

O fato de ossistemas vivos estarem submetidos ao determinismo estrutural não significa que eles sejam previsíveis. Em outras palavras, eles são determinados, mas isso não quer dizer que sejam predeterminados. Comefeito, se sua estrutura muda sempre e em congruência com as modificações aleatórias do meio, não é possível falar em predeterminação e sim em circularidade. Para evitar dúvidas sobre esse ponto, bastater sempre em mente este detalhe: aquilo que acontece em um sistema num dado momento depende de sua estrutura nesse momento. 
Por isso que relaciono essas idéias, colocada pela Atriz (“A Física”)...
tracking img