Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O gerenciamento da cadeia de suprimento ou Supply Chain, como ele é mais conhecido, revolucionou completamente não somente a forma de se comprar como também a produção e a distribuição de bens e serviços. Entretanto, em virtude dos sistemas cada vez mais complexos e do crescimento incessante da tecnologia de informação e de gerenciamento, a cadeia de suprimentos continuarárevolucionando áreas como administração de materiais, marketing, vendas e produção, sendo responsável, por exemplo, pela redução do tempo de estocagem e do numero de fornecedores e pelo aumento da satisfação de clientes.
Apesar do uso de inúmeras ferramentas, como programação linear inteira, simulação por computador, engenharia simultânea e engenharia de processos, seus princípios básicos são facilmentecompreensíveis, como veremos a seguir.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos, ou supply chain management, nada mais é do que administrar o sistema de logística integrada da empresa, ou seja, o uso de tecnologias avançadas, entre elas gerenciamento de informações e pesquisa operacional, para e controlar uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuir produtos e serviços parasatisfazer o cliente. A expressão supplay chain management e sua sigla , SCM, muitas vezes não são traduzidas para o português, por já estarem incorporadas ao jargão empresarial.
Os componentes da cadeia de suprimentos devem ser preparados para juntos maximizarem seu desempenho, adaptando-se naturalmente a mudanças externas e em outros componentes. Para isso é necessário um alto grão de integraçãoentre fornecedor e cliente, que, como parceiros, diminuem custos ao longo da cadeia (entre 10% e 30%) e tempo médio de estocagem (cerca de 50%).
Cadeia de suprimentos, assim como aconteceu com os seres vivos, só poderão continuar existindo se tiverem a capacidade de adaptação.
O objetivo do gerente da supply chain (SC) é:
a) Satisfazer rapidamente o cliente, criando um diferencial com aconcorrência.
b) Minimizar os custos financeiros, pelo uso de menos capital de giro, e os custos operacionais, diminuindo desperdício e evitando ao máximo atividades que não agregam valor ao produto, tais como esperas, armazenamentos, transportes e controles.
Uma boa representação da Supply Chain é a que mostra a relação entre os níveis de planejamento e seus horizontes, o fluxo do produtoe algumas ferramentas gerenciais envolvidas.

Podemos ver que, em nível estratégico, é feito um planejamento da SC ligado diretamente a estratégia da empresa, portanto a longo prazo.
Para um produtor de máquinas operatrizes sob encomenda, a atenção estará focada nos primeiros elos da cadeia. A minimização do lead time será função da eficácia da equipe de projeto, dos suprimentos nanegociação com fornecedores e da velocidade de transição do projeto para a produção.
Para isso, usam –se ferramentas como a engenharia simultânea, equipes multifuncionais e fornecedores preferenciais, ficando o aspecto distribuição para um segundo plano. Já no caso de uma empresa de distribuição, ou o consumidor irá comer pizza fria.
Qualquer que seja a empresa, no entanto, alguns fatores são chaves parao sucesso da cadeia de suprimentos, como o foco intenso no cliente, uso avançado de tecnologia de informação, índices quantitativos de desempenho, times interfuncionais e gerenciamento de fator humano.
Empresas como a xerox estão utilizando um novo conceito em cadeia de suprimento: a cadeia de suprimento em circuito fechado. Num sistema fechado, há uma grande quantidade de feedback ereaproveitamento. Assim, essas empresas recuperam, inventam um novo uso ou vendem seus equipamentos , peças e embalagens antigas. Além da reciclagem ser mais uma fonte de lucros para a empresa, ela ainda faz os administradores repensarem as atividades funcionais da empresa e suas saídas, tornando a cadeia de suprimentos mas eficientes e eficaz.
A cadeia de suprimentos ideal não deve ser totalmente...
tracking img