Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Membrana Plasmática
A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias.
 Dizemos que a membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que elapossui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamenteatravés dela.
-Transporte Passivo: é o deslocamento de substancia a favor do gradiente de concentração, sem gasto de energia.
Difusão Simples: a difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual,o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônica). 
Quanto maior for a diferença entre asconcentrações, mais rápido será o transporte. Por exemplo, a nicotina entra mais rapidamente na corrente sanguínea do não fumante do que na do fumante.
Difusão Facilitada: também ocorre como nadifusão simples, mais depede da participação de proteína transportadora localizada na membrana plasmática.
Osmose: A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando domeio de maior concentração para o meio menos concentrado.
Um exemplo bem simples para entendermos a osmose é observar a ação do açúcar sobre o morango. Quando colocado em contato com o morango, oaçúcar recebe a água contida nesta fruta. 
- Transporte Ativo: contra a gradiente de concentração e com gasto de energia.

Bomba de Sódio e Potássio: mantem uma diferença de concentração entre os meiosextracelular e intracelular, depende de transportadores proteicos da membrana plasmática.
Outras processos de transporte da célula:
Fagocitose: A fagocitose é o englobamento e digestão departículas 
sólidas e microorganismos por fagócitos ou células amebóides.

Pinocitose :A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba uma substância em estado líquido, sem ser por...
tracking img