Meu entorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com o intuito de melhorar a qualidade de vida e observar o entorno onde moramos, aprimorar as práticas de pesquisa e agregar conhecimento é que está sendo elaborado este trabalho, trataremos sobre pontos positivos e negativos do ambiente onde moramos, também traremos idéias de melhorias, mostraremos como é a nossa residência e como nós e nossos vizinhos estamos lidando com onosso lixo.





























Meu entorno

Minha casa, onde moro com minha esposa, está localizada na Rua Francisco Loures Salinet, número 1578, é a terceira casa de um terreno de aproximadamente 600 metros, onde moram respectivamente na primeira e segunda casas, o meu cunhado com a minha irmã e a minha mãe com o meu padrasto. O terreno faz fundopara uma chácara onde há uma pequena mata, uma área de preservação e que abriga uma nascente do córrego Coari, à frente do terreno está localizada a Igreja Presbiteriana Independente, conhecido como Espaço Vida, e dos lados direito e esquerdo estão casas residenciais, o que pode ser visto na imagem adquirida no site Google Maps, figura de número 01.

[pic]

Figura 01 – Imagem de satélite doGoogle Maps, editada por Cleveraldo B. da Silva.



A arborização no entorno de onde moro não é a mais adequada, nos fundos do terreno, onde está localizada a pequena mata, pude notar que, as arvores predominantes são os eucaliptos, figuras 02 e 03, árvores que devem ter sido plantadas há muito tempo, pois são enormes, mas não são árvores que devem ser plantadas onde há uma nascente comoessa do córrego Coari, pois absorvem muita água. Na frente do terreno de minha casa, onde deveria haver uma árvore, está somente o local reservado para a mesma como mostra a figura 04. O perímetro da rua está praticamente todo com calçadas, mas em alguns terrenos não há calçamento na frente, e em outros são depositados materiais de construção atrapalhando o trânsito de pedestres, como mostra a figura05. A rede pluvial está em conformidade, mas, no local que a rede despeja as suas águas no córrego Coari, em muitas vezes, há desmoronamentos e acúmulo de lixo vindo da mesma. A Iluminação está boa, não há lâmpadas queimadas e a luminosidade é adequada, trazendo mais segurança a quem transita pelo local. A limpeza das ruas é feita frequemente, tanto pelos varredores de rua, quanto pelos vizinhosque tem calçada, os quais são a maioria. Há a coleta de lixo úmido e seco, realizado por terceiros contratados pela prefeitura, em dias alternados são recolhidos os mesmos, e deixados os sacos plásticos para o depósito destes lixos.

[pic]

Figura 02 – Pequena mata com eucaliptos nos fundos do terreno – Foto de Cleveraldo B. da Silva.



[pic]

Figura 03 – Ângulo da pequena mata com oseucaliptos – Foto de Cleveraldo B. da Silva.

[pic]

Figura 04 – Calçada e local reservado para uma árvore – Foto de Cleveraldo B. da Silva.



[pic]

Figura 05 – Material de construção depositado na calçada – Foto de Cleveraldo B. da Silva.

No nosso dia a dia procedemos com a separação do lixo doméstico, mas a verdade é que não é da maneira que deveria ser. O ideal é que sejamseparados todos os resíduos, não somente sólido de úmido. Os materiais recicláveis que estiverem sujos devem ser lavados antes de colocá-los nos sacos plásticos, o lixo orgânico deve ser separado sem deixar outras misturas recicláveis ou de rejeitos ao meio. Devemos colocar sempre perto o lixinho da pia para que esteja sempre ao alcance para depositarmos os resíduos. Os rejeitos devem serdepositados em um sacos plásticos separados e bem fechados. É importante que essa prática seja constante, deve haver disciplina para tanto, devemos manter sempre limpos os arredores da casa, o terreno não deve conter entulhos para que não haja a proliferação de pragas e animais indesejados. O nosso quintal é mantido sempre limpo, carpimos e amontoamos as folhas e restos de mato feitos em pequenos...
tracking img