Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Introdução: Forma do governo brasileiro.
A forma do governo brasileiro é a republicana, logo, quando o poder é exercido pelo povo, através de mandatários eleitos temporariamente. Suas principais características são a eletividade, temporariedade e responsabilidade do chefe do estado, sendo o Presidente. O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista formada por vinte eseis estados, essa reunião de estado é conhecida também como União Federal. Na administração dos negócios públicos, a responsabilidade cabe à união aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal. Para que todos eles possam atuar em harmonia, existe a Constituição Federal, que não só indica o que cabe a cada um fazer, como também a relacionar os direitos fundamentais. Esses distritos não podemser desrespeitados pelas outras leis, que ficam abaixos da Constituição Federal ( leis penais, comercias, civis e outras). 

* Separação dos poderes – Montesquieu.
Montesquieu defendia a divisão do poder em três: Poder Executivo, Poder Legislativo e o poder Judiciário que ele não considerava como um poder, pois era a favor da monarquia parlamentar.

* 3 poderes no Brasil.

*LEGISTALATIVO:
Órgão - responsável pela administração do território e concentrado nas mãos do monarca ou regente.
Cargos - Câmara dos deputados e Senado federal.
Função – permitir que uma casa possa revisar e aperfeiçoar o trabalho da outra.
Atribuição – Tarefas em comum previstas pelas constituições, algumas exclusivas dos senadores e outras dos deputados.
* EXECUTIVO:
Órgão - responsável pelaadministração do território e concentrado nas mãos do monarca ou regente.
Cargos - Presidente, Governador, Prefeito.
Função - executar as leis já existentes e de implementar novas leis segundo a necessidade do Estado e do povo.

Atribuição - políticas e administrativas que se consolidam em atos de governo e se expressam no planejamento das atividades, obras e serviços municipais.

* JUDICIARIO:Órgão – julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com as regras constitucionais do país.
Cargos – ministros, desembargadores e juízes
Função - garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado.
Atribuição - solucionar conflitos entre entes e pessoas, julgando e ditando sentenças com base em provas e depoimentospessoais e testemunhais.

Observação: O poder judiciário tem vários órgãos na divisão de competência que integram o estadual e federal, eles são:

À Justiça Estadual - cabendo o julgamento das ações não compreendidas na competência da Justiça Federal comum ou especializada.
A Justiça Federal - comum composta pelos tribunais e juízes federais, e responsável pelo julgamento de ações em que a União,especializada, aquela composta pelas Justiças do Trabalho, Eleitoral e Militar.
Justiça Federal - No que se refere à competência da especializada, tem-se que à Justiça do Trabalho concilia julgar os conflitos individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores. É formado por Juntas de Conciliação e Julgamento, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, composto por juízes nomeados peloPresidente da República, e pelo Tribunal Superior do Trabalho, composto por vinte e sete ministros, nomeados pelo Presidente da República, após aprovação pelo Senado Federal.
À Justiça Eleitoral - principalmente, a organização, a fiscalização e a apuração das eleições que ocorrem no país, bem como a diplomação dos eleitos. É formada pelas Juntas Eleitorais, pelos Tribunais Regionais Eleitorais,compostos por sete juízes e pelo Tribunal Superior Eleitoral, também composto por sete ministros.
E, à Justiça Militar – processando e julgando crimes militares definidos em lei. É composta pelos juízes-auditores e seus substitutos, pelos Conselhos de Justiça, especiais ou permanentes, integrados pelos juízes-auditores e pelo Superior Tribunal Militar, que possui quinze ministros nomeados pelo...
tracking img