Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Metropolitanas Unidas

Administração

Direito do Trabalho

Prof. Lucas Roberto de Sá

Por: Jéssica Mayumi I. Yamashita RA 5785059
Amanda Miranda RA 5873687


Outubro/2012∂ Sindicalismo
O sindicalismo no Brasil, surgiu mesmo no século XX com a industrialização, porém sua história começa com a vinda dos imigrantes vindos da Europa. Esses imigrantes tinhamconhecimentos trabalhistas e sabiam o que era um trabalho assalariado e chegando aqui, encontraram pessoas totalmente leigas no assunto e ainda com práticas escravocratas. Esses mesmos homenscomeçaram a se organizar e posteriormente, deram inicio aos sindicatos.
No Brasil, houve dois movimentos sindicais principais, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, omovimento foi mais violento, com diversas rebeliões organizadas pelos imigrantes que trabalhavam nas fábricas e indústrias. Já no Rio de Janeiro, os trabalhadores lutavam por salários melhores e cargas detrabalho menores.
Em 1930, o Governo Federal criou o Ministério do Trabalho e em 1931 regulamentou, por decreto, a sindicalização das classes patronais e operárias. Em 1955, o movimento sindicalbrasileiro voltou a crescer, sendo formado, em 1961, o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) e o Pacto de Unidade e Ação (PUA).
Com o golpe militar de 1964, os sindicatos e sindicalistas foramduramente reprimidos, limitaram a Lei de Greve e substituíram a estabilidade no emprego pelo Fundo de Garantia, dentre outras medidas. Em 1968, em Osasco, São Paulo e Contagem, os trabalhadores selevantaram em greve de grande envergadura. Em 1970 surgiram novas lideranças sindicais e, a partir de1980, os trabalhadores rurais das usinas de açúcar e álcool, no Nordeste e São Paulo, e dasplantações de laranja do interior de São Paulo, juntaram-se aos desempregados, e sob a influência da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de partidos de esquerda e de poucos parlamentares progressistas,...
tracking img