Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Microeconomia
Capítulo 6: Custos de Produção
Questões de revisão:
1- Custos contábeis: envolvem dispêndio monetário. É o custo explícito, considerado na contabilidade privada. Chamados também de custos históricos. Custos de oportunidade: são custos implícitos, que não envolvem desembolso. Os custos de oportunidades privados são os valores dos insumos que pertencem à empresa e são usadas noprocesso produtivo, e que são estimados a partir do que poderia ser ganho, no melhor uso alternativo (por isso, também são chamados de custos alternativos).
2- Custo total (CT): é a soma de custo variável total com o custo fixo total. Custo variável total (CVT): parcela do custo que varia, quando a produção varia. É a parcela dos custos da empresa que depende da quantidade produzida.
Custofixo total (CFT): parcela do custo que se mantém fixa, quando a produção varia, ou seja, são os gastos com fatores fixos de produção, como aluguéis, depreciação etc.
3- Custo total médio = a custos totais sobre quantidade produzida = CT sobre q.
Custo Variável Médio = CVT sobre q
Custo Fixo Médio = CFT sobre q
Custo Marginal: referem-se às variações de custos, quando se altera a produção. Aregra de maximização de lucro de uma empresa dependerá mais dos custos (e receitas) marginais do que dos custos (e receitas) médios.
4- É quando um aumento maior de produção começa a saturar o equipamento de capital (suposto fixo em curto prazo) e os custos crescem a taxas crescentes. No fundo, é a lei dos rendimentos decrescentes do lado dos custos aqui, mais apropriadamente chamados de leidos custos crescentes.
5- Avaliação privada: é a avaliação financeira, específica da empresa;
Avaliação social: é os custos, para toda a sociedade, derivados da atividade produtiva.
6- Empiricamente observa-se que, nas plantas iniciais, é frequente o surgimento de economias de escala, mas, à medida que a empresa expande-se, a tendência é observarem-se rendimentos constantes de escalas.Efetivamente, são raros os casos do surgimento de deseconomias de escala.
7- Ocorrerá no ponto em que a empresa seja capaz de compatibilizar o menu de alternativas dado pela tecnologia com o menu dado pelos preços dos fatores de produção; em outras palavras, no ponto no qual a empresa seja eficiente do ponto de vista econômico.
8- Significa que o lugar geométrico que une todos os pontos detangência anteriores chama-se trajetória ou caminho de expansão da firma. Assim, o caminho de expansão relaciona aumentos de orçamentos ou custo total com aumentos de produção total, representando assim pontos possíveis de equilíbrio da firma, quando a produção se expande.
Questões de Múltipla Escolha:
1-b
2-c
3-e
4-c
5-e
6-c
7-d
8-b
9-b
10-b
Capítulo 7: Estruturas de Mercado
Questõesde Revisão:
1- Mercado concorrencial: é o mercado da concorrência, oferta, bens e serviços. A regra utilizada é maior a receita e menores custos.
2- a) Lucro Normal: o que reflete o real custo de oportunidade do capital empregado na atividade empresarial. É o valor que a mantém na atividade: se ele fosse mais baixo o empresário sairia do mercado, porque ganharia mais em outro ramo.
LucroExtraordinário: o empresário recebe mais do que deveria receber, de acordo com seu custo de oportunidade. O que excede o lucro normal, ou seja, quando a receita total excede os custos totais, explícitos e implícitos.
b) porque em concorrência perfeita, em longo prazo, com a atração de novas firmas, a oferta de mercado aumenta, e a tendência é de que os lucros extraordinários tendam a zero,existindo apenas lucros normais.
3- a) curva demanda: se o monopólio quiser vender mais, o preço cairá; se produzir menos, o preço subirá. Nesse sentido, o monopolista tem o controle do preço de mercado, que depende de quanto ele resolve produzir.
Curva de oferta: a firma monopolista não tem curva de oferta. Não tem uma curva que mostre uma relação estável entre determinados preços de venda...
tracking img